VISÕES

Moro critica indicação de Zanin ao STF e Gilmar Mendes elogia

Advogado foi indicado por Lula nesta quinta

Moro critica indicação de Zanin ao STF e Gilmar Mendes elogia (Fotos: Agência Brasil e STF)

Ex-juiz e ex-ministro de Bolsonaro (PL), o senador Sergio Moro (União Brasil) utilizou o Twitter para criticar a indicação de Cristiano Zanin ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Lula (PT). Por outro lado, o ministro da Corte, Gilmar Mendes, elogiou.

Para Moro, “a nomeação de um advogado e amigo pessoal do presidente da República para o Supremo Tribunal Federal não favorece a independência da instituição e fere o espírito republicano”.

Gilmar Mendes, por sua vez, diz ser “alvissareira [anúncio de boas-novas] a notícia de que o nome do brilhante advogado Cristiano Zanin foi encaminhado à apreciação do Senado Federal. O Dr. Zanin sempre demonstrou elevado tirocínio jurídico em sua trajetória profissional”.

Recentemente, Moro e Mendes se viram uma situação delicada. O senador foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República por calúnia depois de ter uma gravação contra o ministro ser divulgada em abril. Nela, o congressista sugeria que Gilmar vendia habeas corpus.

Indicação de Zanin

Como esperado, nesta quinta-feira (1º) o presidente Lula confirmou a indicação de seu advogado Cristiano Zanin para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ainda precisa passar por sabatina no Senado.

Em fala a jornalistas após reunião com o presidente da Finlândia, Saulo Niinistö, o petista disse: “Acho que todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin. Não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas porque eu acho que ele vai se tornar um dos grandes ministros da Suprema Corte.”

Zanin foi indicado para a vaga de Ricardo Lewandowksi, que se aposentou em abril. Ele tem 47 anos, ou seja, poderá ficar no STF até 2050, quando completará 75 anos.