DURANTE A PANDEMIA

Bolsonaro libera Weintraub para escolher reitores temporários para Federais

Texto exclui a necessidade de consulta a professores e estudantes ou formação de uma lista para escolha dos reitores das universidades

Congresso havia aprovado regra que garantia prioridade às mulheres em relação aos homens no recebimento da cota dupla do socorro, no valor de R$ 1.200

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou a Medida Provisória (MP), publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (10), que permite ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, escolher reitores temporários das universidades federais (UFs) durante o período de pandemia.

O texto exclui a necessidade de consulta a professores e estudantes ou formação de uma lista para escolha dos reitores. Em 2019, o governo interveio na nomeação de ao menos 6 reitores, entre as 12 nomeações que haviam sido feitas até agosto daquele ano.

A MP, no entanto, não se aplica às instituições cujo processo tenha sido concluído antes da suspensão das aulas presenciais. Agora, o texto precisa ser aprovado pelo Congresso em até 120 dias para não perder a validade.

*Com informações do G1