Municípios com 100% de UTIs ocupadas estudam tomar medidas duras
Em Goiás, diversos municípios estão com 100% de ocupação dos leitos, neste momento de crise…
Em Goiás, diversos municípios estão com 100% de ocupação dos leitos, neste momento de crise pandêmica do novo coronavírus. Com a possibilidade do governador Ronaldo Caiado (DEM) emitir um decreto nesta terça-feira (26), determinando a lei seca em bares, restaurantes e similares, algumas cidades já se mobilizam para seguir o governo. É o caso de Porangatu, da prefeita Vanuza Valadares (Podemos).
Com 100% dos leitos ocupados, a cidade já havia emitido um decreto no último dia 8, que previa, entre outras coisas, o funcionamento de estabelecimentos com 50% da capacidade, quatro pessoas por mesa, distanciamento de dois mestros e vigilância nas ruas 24h por dia. Segundo a comunicação da prefeitura, Vanuza deve emitir um novo texto já na próxima segunda-feira (1o de fevereiro).
Além disso, segundo a assessoria, já ocorre uma análise deste decreto junto a comissão de enfrentamento de crise. Nesta quarta-feira (27), inclusive, Vanuza se reúne com o governador Ronaldo Caiado. “Ela irá caminhar junto com o decreto do governo, com possibilidades de ser mais restritivo”, foi informado.
Outras cidades
O portal também entrou em contato com a prefeitura de Jataí, que também está com 100% dos leitos destinados à Covid-19 ocupados. A informação é que o prefeito Humberto Machado (MDB) só irá se pronunciar após a edição do decreto do governador Ronaldo Caiado.
Em Jaraguá, por sua vez, a assessoria informou que o prefeito Paulo Vitor (DEM) ainda estuda a possibilidade de um novo decreto. Não há nada definido.
O portal entrou em contato com o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (DEM), que estava em reunião. Até o fechamento da matéria, ele ainda não tinha se manifestado sobre a questão. Caldas Novas, que está na mesma situação, também foi procurada. Segundo a assessoria, um novo decreto – cujo teor não foi informado – será publicado pelo prefeito Kleber Marra (Republicanos) nesta quarta (27).
Lei seca
A lei seca para bares, restaurantes e similares foi proposta por Caiado, na tarde de segunda (25), em reunião com prefeitos de Goiás. O encontro virtual realizado reuniu 141 gestores municipais. Deste número, 125 foram favoráveis à proposta. Novo decreto, com as condições previstas para cada tipo de estabelecimento, deverá ser publicado nesta noite de terça (26).
Na reunião, o governador lembrou, entretanto, que cabe aos prefeitos – e não a ele – assinar decretos com este teor. “Quem dá alvará de funcionamento são as prefeituras”, disse Caiado. “O que for deliberado pela maioria é o que vou acolher.”