Na justiça, Vanderlan mantém propaganda que critica vice de Maguito
"aquele que se coloca como candidato ao exercício de cargo público deve estar preparado para críticas”, entendeu o juiz eleitoral
A campanha do candidato à prefeito de Goiânia Vanderlan Cardoso (PSD) não precisa retirar propaganda eleitoral que critica o candidato à vice de Maguito, Rogério Cruz (Republicanos). Isto, porque o juiz eleitoral José Carlos Duarte entendeu que “aquele que se coloca como candidato ao exercício de cargo público deve estar preparado para críticas”. A decisão foi assinada nesta sexta (26).
“Deve ser compreendido que o eleitor tem discernimento, logo a proteção com vistas a impedir uma manipulação mental nele deve ter a monta suficiente para tanto, posto que existe a propaganda eleitoral exatamente para que os candidatos apresentem suas capacidades e habilidades para governar, bem assim estabelecer comparações com os concorrentes”, justificou para indeferir o pedido da coligação de Maguito e Rogério.
Para o magistrado não existem elementos que mostrem violação aos dispostos legais e, ainda, não foi extrapolado o direito à liberdade de expressão em todo teor da propaganda.
Propaganda
A propaganda que a chapa do MDB tentou retirar questiona o espectador sobre Rogério Cruz, vice de Maguito. Na pílula, há a pergunta: “Você confiaria em copiloto que não sabe pilotar? Então como confiar em um vice que não sabe governar?”
E complementa: “E sobre a possibilidade de assumir a gestão se Maguito ainda não estiver recuperado diz que não ajudou a elaborar o plano de governo. Dá para confiar?”
Situação de Maguito
Maguito está afastado da campanha desde que foi contaminado com o novo coronavírus. O emedebista foi hospitalizado em 19 de outubro, no Hospital Órion, em Goiânia – dois dias após testar positivo para a Covid-19. No dia 27 de outubro, ele foi internado na UTI do Hospital Albert Einstein para tratar uma inflamação nos pulmões.