PEGA DE SURPRESA

“Não caí de paraquedas”, diz substituta de secretário preso em Goiânia

Servidora que já trabalhava na pasta, diz que foi pega de surpesa com a nomeação

Alçada ao posto de secretária de Saúde da Prefeitura de Goiânia, Cynara Matias foi pega de surpresa com o convite do prefeito Rogério Cruz (SD) para assumir o cargo, ocupado pelo então titular Wilson Pollara, preso em operação do Ministério Público, na manhã desta quarta-feira (27). Horas depois, contudo, a servidora pública, há 25 anos, foi apresentada como substituta afirmando ter experiência suficiente para enfrentar o desafio.

Com uma carreira marcada por diversas ocupações na gestão pública e formação em saúde coletiva, a nova secretária afirmou que sua prioridade será mitigar os problemas da saúde municipal nos últimos 35 dias do mandato da atual gestão. “Sim, foi uma grande surpresa para mim. Mas não caí aqui de paraquedas. Já assumi vários cargos em outras gestões, sou sanitarista e estou mestrando em saúde coletiva. Esse chamamento me dá ainda mais vontade de prestar serviço à população”, destacou.

A nova titular da pasta afirmou que seu foco imediato será garantir a continuidade dos serviços, com especial atenção para as unidades de urgência, medicamentos, insumos e recursos humanos. Uma de suas primeiras ações será resolver os atrasos nos pagamentos para a empresa que presta serviços de alta complexidade e atualmente atende 26 pacientes. “Já estamos discutindo soluções para os problemas da UTI, inclusive com o envolvimento da equipe de transição e do Estado. Acredito que isso será resolvido gradativamente”, pontuou.

Cynara ocupava o cargo de superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde e trabalhava diretamente com o ex-secretário Wilson Pollara, preso na manhã desta quarta-feira. Ao ser questionada sobre as investigações, explicou que sua função não estava ligada às questões financeiras e garantiu que colaborará com as autoridades. “Eu era superintendente, mas questões financeiras geralmente eram tratadas diretamente no gabinete do secretário. Agora vou tomar pé de toda a situação e, junto à equipe técnica, fazer um diagnóstico para entender o que está acontecendo.”

A servidora também deixou claro que sua prioridade é atender bem a população. “O intuito é que a população seja verdadeiramente assistida e bem assistida. Vamos trabalhar para garantir isso, mesmo em meio a esse cenário delicado.” Embora a gestão de Rogério Cruz esteja em sua reta final, Cynara ressaltou que o trabalho realizado nas próximas semanas também contribuirá para a próxima administração, liderada por Sandro Mabel (União Brasil). “Acredito que minha equipe e eu vamos fazer a diferença. Não só para esta gestão que está se encerrando, mas também para a próxima que está começando. Nosso trabalho terá impacto na transição.”