Niquelândia terá eleições em junho para a escolha de novo prefeito e vice
Ex-prefeito Valdeto Ferreira Rodrigues e seu vice, Celino Correa, foram cassados por improbidade administrativa. Nossa reportagem conversou com especialistas para saber os efeitos da decisão judicial e como funcionará o novo pleito
Duas eleições em quatro meses. Essa será a realidade dos eleitores da cidade de Niquelândia que, além de escolher um novo presidente, governador e deputados em outubro, ainda terão que ir às urnas no próximo dia 3 de junho para eleger um novo prefeito e vice-prefeito para o município . A nova eleição será realizada por determinação da Resolução n° 280/2018 que foi proferida na segunda-feira (7), pelo desembargador Carlos Escher do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).
Eleito em 2016 com 10.603 votos, o ex-prefeito Valdeto Ferreira Rodrigues (PSB) e seu vice Celino Correa foram cassados pela Justiça Eleitoral por improbidade administrativa contra Valdeto, que teve condenação que transitou em julgado (quando não há mais recurso) em 3/09/2010, relativa a sua gestão à frente da Prefeitura entre os anos de 1993 e 1996.
O socialista e seu irmão, então secretário de Finanças, foram acusados pelo Ministério Público Federal pelo desvio de R$ 446 mil do Fundo Nacional de Educação Básica (FNDE). Valdeto também foi punido pelo atraso na prestação de contas de recursos destinados a projetos sociais, enviados pela então Secretaria Especial da Solidariedade Humana da Goiás (hoje Secretaria de Cidadania). O último recurso da defesa de Valdeto foi negado pelo TSE dia 1° de fevereiro deste ano.
Nova Eleição
As regras para formação das coligações desta disputa serão as mesmas das eleições de 2016, ou seja, os candidatos poderão formar chapas com vários partidos e vencerá a disputa aquele ou aquela que obtiver o maior número de votos válidos.
Entretanto estão aptos a votar eleitores com o título de eleitor regular ou que tenha transferido domicílio eleitoral para cidade até o dia 3 de julho de 2017. Já para a escolha dos candidatos(as) e formação das chapas, os partidos terão até esta quinta-feira (10) para registrarem a documentação no Cartório Eleitoral do município.
Os candidatos a vaga de chefe do executivo municipal devem ter se filiado a um partido político até 3 de dezembro de 2017 e possuir domicílio eleitoral comprovado em Niquelândia até 3 de junho do ano passado. As chapas que disputaram o voto popular deverão ser registradas perante o juiz eleitoral até o dia 11 de maio. Haverá também um período destinado a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão conforme prevê a legislação eleitoral e com base na decisão nos anexos da corte eleitoral goiana.
O especialista em Direito Eleitoral Alexandre Azevedo, destaca o poder de decisão do eleitor para delegar responsabilidade aqueles que vão gerir o município. “Acompanhar a vida pregressa dos candidatos e avaliar suas propostas é fundamental antes da decisão pelo voto”, recomenda.
Pré-Candidatos
Nossa reportagem tentou contato com os três candidatos que concorreram com o prefeito deposto Valdeto Ferreira (PSB) no pleito de 2016. A advogada e candidata a prefeita pelo PR, Gracilene Batista, segunda colocada com 6.542 votos, se manifestou via assessoria informando ao Mais Goiás que só irá anunciar se será ou não candidata amanhã após as definições com os partidos com os quais mantém conversas.
O médico e terceiro colocado com 5.490 votos, Zé Aurélio (PTB)e o engenheiro e quarto colocado com 359 votos Xisto Damas (PEN) não atenderam nossas ligações e contato via internet até o fechamento desta matéria. Os candidatos a prefeito buscam o apoio dos 13 vereadores eleitos pelo município em 2016 para a nova disputa.
O analista político Marcos Marinho ressalta as características deste tipo de eleição em que o período de campanha é curto. “Campanhas extemporâneas favorecem aqueles candidatos que já são conhecidos pelos eleitores. Não há margem para testes e os erros devem ser mínimos. Os candidatos devem mobilizar lideranças e reunir o maior número de pessoas que estarão expostos a um conteúdo o mais objetivo possível. A mobilização rápida e eficiente farão total diferente neste contexto, em especial na internet”, destacou.
Niquelândia
Localizado a 307 km da capital, o município de Niquelândia possui em média 45.913 habitantes, segundo dados do IBGE. Deste total existem registrados no TRE-GO cerca de 27.175 eleitores.
A cidade é conhecida pela tradicional festa religiosa da Igreja Nossa Senhora da Abadia de Muquém, a Romaria do Muquém, que reúne milhares de fieis todos os anos no município.