Exoneração

Nome forte do Republicanos nacional, Arthur Bernardes deixa a Prefeitura de Goiânia

O ex-auxiliar deixou uma carta junto com o pedido de exoneração. Ainda não há indicação de substituto

Arthur Bernandes (Foto: Mais Goiás)

Arthur Bernardes, nome forte do Republicanos do Distrito Federal, foi exonerado do Escritório de Prioridades Estratégicas da Prefeitura de Goiânia, onde ocupava o cargo de secretário desde fevereiro deste ano. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Municipal desta terça-feira (9).

Ele estava na gestão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) desde o dia 16 de março de 2021, quando assumiu o lugar de Andrey Azeredo na secretaria de Governo do Paço Municipal.

A exoneração de Arthur Bernardes acontece após desgastes que ele acumulou com vereadores e outros secretários, sobretudo na crise gerada pela revisão do Código Tributário Municipal. O ex-auxiliar deixou uma carta junto com o pedido de exoneração. Ainda não há indicação de substituto.

Atritos

No início da gestão, Arthur Bernardes era considerado o braço direito de Rogério Cruz e um emissário do Republicanos do Distrito Federal, ligado ao presidente do partido, Wanderley Tavares.

O grupo brasiliense foi perdendo forças após os atritos, que culminaram na saída de três auxiliares de indicação do Republicanos, inclusive o ex-secretário de Finanças, Geraldo Lourenço, desgastado pelas críticas ao Código Tributário aprovado no ano passado.

Em fevereiro deste ano, Arthur Bernardes foi movido da Secretaria de Governo e assumiu o Escritório de Prioridades Estratégicas. Na ocasião, o prefeito Rogério Cruz disse que se tratava de uma acomodação para a saída de Fábio Cammarota para integrar equipes de campanha para o governo estadual durante a eleição de 2022.