EM GOIÁS

Novo ministro de Ciência e Tecnologia cumpre primeira agenda em Goiânia

Empossado em 31 de março ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim cumpre sua…

Empossado em 31 de março ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim cumpre sua primeira agenda em Goiás nesta terça-feira (11). O substituto do astronauta Marcos Pontes estará em Goiânia, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, para o 2º Encontro dos Atores do Ecossistema de Inovação.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás (Sebrae-GO).

Vão acontecer debates entre o ministro e os participantes com moderação do especialista em Ambientes de Inovação, Marcos Suassuna. Na pauta, contribuições para o fortalecimento do ecossistema goiano de inovação e empreendedorismos.

Ecossistema de Inovação

A subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sheila Pires, falou sobre o tema do encontro. Ela cita “quatro hélices” para a consolidação de um ecossistema de inovação: governo, universidade, empresas e sociedade.

​“Essas quatro hélices, são os atores principais que promovem o desenvolvimento e a inovação em nosso país. O Estado é o grande estimulador desse movimento e todos estarão reunidos para, num trabalho colaborativo, apontar as contribuições para o desenvolvimento de Goiás nos próximos anos”, afirma Sheila.

Ela explica que o governo é o responsável pela criação de políticas públicas, leis, incentivos e diretrizes para inovação; a universidade pelo desenvolvimento do conhecimento e formação de talentos; as empresas colocam a inovação no mercado; e a sociedade na na expressão das necessidades e demandas por soluções.

Ministro

O atual ministro da Ciência é engenheiro civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Alvim também é mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Ele era secretário de Empreendedorismo e Inovações da pasta e substituiu o astronauta Marcos Pontes, que disputará as eleições para a Câmara Federal, em outubro.

Durante a posse, ele disse: “Nós só vamos transformar esse país se a gente avançar de forma coesa, integrada e convergente, se avançarmos em educação, ciência e tecnologia. Não existe outro caminho.”