Novo projeto de mineradora peruana é apresentado a Vilela e Daniel
Projeto visa testar, de forma sustentável, a extração de terras raras a partir de argilas em Nova Roma, Goiás

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, e o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, receberam nesta segunda-feira (24/03) o CEO da mineradora peruana Aclara Palma, José Augusto Palma, para a apresentação da planta-piloto que está sendo construída na cidade. O projeto visa testar, de forma sustentável, a extração de terras raras a partir de argilas em Nova Roma, Goiás.
Com 70% das obras concluídas, a planta-piloto está sendo implantada no polo industrial All Park e ocupará uma área de 2 mil metros quadrados. Sua operação deve começar entre o final de abril e início de maio, gerando 60 empregos diretos. O teste das etapas do processo produtivo ocorrerá por um período de quatro a seis meses, até a finalização da planta definitiva em Nova Roma (GO).
O prefeito Leandro Vilela celebrou a escolha de Aparecida como sede do projeto e destacou a importância para o desenvolvimento local, com a expectativa de geração de empregos e novas oportunidades. Já o CEO da Aclara Palma, José Augusto Palma, enfatizou a relevância da tecnologia que permitirá a extração sustentável de terras raras, beneficiando a indústria da mobilidade elétrica e a transição energética.
O vice-governador Daniel Vilela destacou o impacto positivo para a região de Nova Roma, mencionando a inovação e a sustentabilidade do processo, que utiliza apenas água para a extração dos minerais. Ele também destacou a importância do investimento no desenvolvimento local, sem comprometer o meio ambiente.
O projeto faz parte do empreendimento Carina, da Aclara Resources, que contará com um investimento de R$ 2,8 bilhões e prevê o início da operação da planta definitiva em 28 de outubro de 2025.
A mineradora, com presença no Chile, reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável ao expandir suas operações no Brasil.