CRISE NA SAÚDE

Novo secretário de Saúde de Goiânia assume após prisão de Pollara e renúncia de substituta

É o terceiro nome que passa pela pasta em menos de duas semanas

Pedro Guilherme Gioia de Moraes assumiu cargo no fim da tarde desta quarta-feira (4) (Foto: Divulgação)

Sem muito alarde, a Prefeitura de Goiânia anunciou no final desta quarta-feira (4), o superintendente de Vigilância em Saúde, Pedro Guilherme Gioia de Moraes como novo titular da pasta. Ele substitui Cynara Mathias que teve uma passagem relâmpago frente a pasta ficando por apenas uma semana. É o terceiro nome que passa pela pasta em menos de duas semanas.

Formado em administração de empresas, Pedro possui MBA em Gestão de Saúde e em Políticas Públicas e Gestão Governamental, somando experiência tanto no setor público quanto em estratégias de gestão voltadas à saúde. Ele assume a pasta em um momento alarmante para a saúde em Goiânia. 

Sua antecessora, Cynara, ficou por apenas sete dias no cargo, substituindo Wilson Pollara, preso em uma operação do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) que apura desvio de recursos e irregularidades na pasta. Além de Pollara, outros dois gestores também estão na prisão.

Cynara não explicou os motivos de sua saída. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, sua saída se dá por “questões pessoais”. Ela coincide com uma nova ameaça de paralisação dos médicos que atendem a rede municipal de saúde em Goiânia que nesta terça-feira (3), deflagrou uma paralisação prevista para iniciar na próxima segunda-feira (9).

Entretanto, a Prefeitura agradeceu o empenho e contribuição de Cynara durante seus poucos dias comandando a pasta. “Nas últimas semanas, em um esforço coletivo, intensificaram-se as ações para ampliar a compra de medicamentos e insumos, firmar novas parcerias, aumentar a oferta de leitos de UTI e aprimorar o atendimento nas unidades de saúde da capital. Estão instalados gabinetes de crise nas 13 unidades de urgência da capital, destacou.