O estrago que a reforma tributária pode provocar na economia de Goiás
Do jeito que está, mudança pode causar debandada de indústrias do estado
Aprovada com o texto que está na Câmara dos Deputados, a reforma tributária vai causar um verdadeiro tsunami na economia de Goiás, com consequências catastróficas. Segundo dados da Secretaria de Economia, cerca de 700 empresas podem fechar ad plantas no estado por causa das mudanças, que incluem o fim dos incentivos fiscais. Esses empreendimentos receberam algum apoio do governo para se instalarem em solo goiano, que chega 2 mil empresas no total.que recebem algum tipo de incentivo fiscal dado pelo governo estadual.
Esse é um dos motivos da cruzada do governador Ronaldo Caiado contra o texto atual da reforma. Ele está em Brasília para articular modificações na proposta. A secretária de Economia, Selene Peres, o acompanha. O temor dos dois é que o estado seja abandonado pelas indústrias, com reflexos desastrosos na arrecadação e aumento do desemprego.
Selene Peres também aponta perda da independência de estados e municípios e critica a criação do conselho federativo composto por representantes dos estados, o Distrito Federal e municípios.