“Iris gosta de concreto, eu gosto de pessoas”, diz Major Araújo
O pré-candidato a prefeito de Goiânia, deputado estadual Major Araújo (PSL), criticou a manutenção das…
O pré-candidato a prefeito de Goiânia, deputado estadual Major Araújo (PSL), criticou a manutenção das obras públicas em detrimento de outras áreas de interesse e investimento do município durante o período de pandemia do novo coronavírus na cidade. Para ele, a prefeitura deveria priorizar investimentos na área da Saúde e Educação. O parlamentar destaca que mantém o trabalho visando o processo eleitoral de outubro.
Ele afirma que as obras têm ocorrido dentro da normalidade ou até em ritmo acelerado. No entanto, para Araújo, o momento é de crise na Saúde Pública e investimentos deveriam ser canalizados em outras áreas e não em infraestrutura. O major foi vice de Iris nas eleições de 2016, mas preferiu não assumir o cargo.
“O Iris gosta de concreto eu gosto de pessoas. A minha prioridade, se eu fosse prefeito agora, seria a vida das pessoas. Funcionários foram demitidos e as obras não pararam. Os servidores da Saúde reclamam da falta de EPI”, argumentou.
O deputado disse que sugere uma maior aplicação de recursos públicos na Saúde e Educação. “Não é o momento de estar priorizando obras dessa magnitude e deveria dar uma atenção maior a Saúde, a Educação que demanda investimentos para que crianças e adolescentes não percam um ano de sua formação escolar”, relatou.
Resposta
Diferente do que argumentou o deputado Major Araújo, durante o período da crise do coronavírus, o prefeito Iris Rezende, destacou que o Município tem adotado medidas para enfrentar a doença e que esta tem sido uma prioridade da administração.
“Todas as medidas necessárias serão tomadas. A secretária [Fátima Mrué, da Secretaria Municipal de Saúde] está concluindo todas as providências que a prefeitura deverá tomar para evitar que propague esse mal que está assolando o mundo. A prefeitura está equipada, preparada, para examinar, acudir, tratar, qualquer coisa neste sentido”, declarou.
Iris decretou situação de calamidade em Saúde em Goiânia, devido ao coronavírus. O decreto permite maior flexibilidade nas finanças públicas, possibilitando a contratação de servidores temporários para Saúde, bem como remanejamento de recursos.
“Desde a primeira notificação em Goiânia, temos trabalhado intensamente na prevenção ao novo coronavírus. Nossa dedicação é integral ao acompanhamento da situação e na definição de novas medidas diariamente. Hoje, decretamos situação de calamidade para garantir que todos os esforços possam ser direcionados à saúde da nossa população”, destaca.
Pré-campanha
O deputado argumentou que o PSL não pode parar durante a pandemia. Ele relata que tem se movimentado pelas redes sociais, mas que o partido pretende se reunir de forma virtual com pré-candidatos a vereador e trazer instruções referentes ao processo eleitoral.
“Nós vamos colocar o debate nas redes sociais, eu já estou me preparando para alcançar o eleitor. Estamos criando plataformas para fazermos reuniões online. A gente está procurando se adaptar para não violar as recomendações das autoridades sanitárias. Então nós vamos aguardar a crise e vamos continuar nossas discussões pelas redes sociais. Vamos fazer o que dá”, disse.
Sobre a possibilidade de adiamento das eleições, Major Araújo avaliou que o importante é o foco na Saúde, mas que seria importante uma definição se vai ou não adiar o processo eleitoral. Ele argumenta que não tem preferência sobre a questão.
“Pra mim é indiferente. A prioridade agora é a vida das pessoas. Se tiver o adiamento eu concordo, se mantiver as eleições também. Entendo o seguinte, a gente precisa se adaptar para discutir Goiânia, ainda há muitas situações indefinidas. Deixo isso para as autoridades. O que estamos fazendo é nos preparando para concorrer de forma digna. Só acho que essa definição precisava ocorrer o mais rápido possível”, argumentou.