O que explica a liderança de Sandro Mabel no levantamento do Instituto Goiás Pesquisas
Três fatores são decisivos para o crescimento do candidato
O salto do candidato Sandro Mabel (União) no levantamento do Instituto Goiás Pesquisas, publicado pelo Mais Goiás, nesta terça-feira (17/9) reflete uma soma de fatores observados na campanha eleitoral de Goiânia.
Sandro aparece numa liderança confortável com 25,45% das intenções de voto, fora da margem de erro. Adriana Accorsi, em segundo com 16,47%, seguida por Vanderlan Cardoso que tem 15,47% da preferência do eleitorado. Ambos estão empatados levando em conta a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
No levantamento divulgado no dia 3 de setembro, Mabel já liderava a disputa, mas empatado tecnicamente com Adriana e Vanderlan. O empresário detinha 18,80% das intenções de voto contra 16,14% da petista e 14,31% de Cardoso.
Atrás do trio, aparece o ex-deputado estadual Fred
Rodrigues (PL), que possui 10,82% das intenções de voto à frente do jornalista Matheus Ribeiro (PSDB), com 8,65%, e do prefeito Rogério Cruz
(Solidariedade), que aparece com 3,99% à frente apenas do professor Reinaldo Pantaleão (UP), 0,33%. Brancos e nulos somam 3,49% enquanto indecisos chegam a 15,31%.
O candidato caiadista tem o maior volume de campanha de rua e mais postulantes à Câmara Municipal na coligação partidária que o sistema. Possui ainda o maior tempo na propaganda eleitoral na TV e no rádio. E conta com o apoio do governador Ronaldo Caiado, com grande aprovação popular em Goiânia. Esses três fatores somados levados Sandro à liderança isolada e ao favoritismo para garantir uma vaga no segundo turno.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-09878/2024.