“O sentimento das ruas é de crescimento”, diz Vanderlan sobre a Serpes
Instituto foi um dos que mais errou nas pesquisas realizadas no 1º turno das eleições
O candidato a prefeito de Goiânia, Vanderlan Cardoso (PSB), comentou os números da última pesquisa Serpes, divulgado neste domingo, 23, durante caminhava pela feira livre da Vila Nova. Enquanto recebia o carinho dos feirantes e clientes, o candidato explicou que está bastante tranquilo e focado em continuar o trabalho que vem realizando e que, segundo ele, tem dado resultado. O candidato lembrou, ainda, que os números apresentados fogem da realidade das ruas e dos levantamentos internos.
“Respeito os institutos, mas cada um tem sua metodologia, e a maioria vem errando muito nessas eleições. Se você reparar bem, essa pesquisa nos dá uma queda de mais de 5 pontos, em apenas uma semana. Se isso fosse verdade, seria necessário cair quase 1 ponto por dia. Isso só aconteceria em situações extremas, precisando ter acontecido algum fato muito específico pra essa mudança. O que não ocorreu, e por isso não se justifica”, explicou.
Vanderlan lembrou, ainda, que os votos brancos, nulos e indecisos não sofreram grandes mudanças, o que também requer atenção. “O meu adversário não cresceu em cima desses votos. Ninguém mudou de opinião e decidiu votar nele. Como pode haver uma mudança desse tamanho? O eleitor precisa estar atento a esses detalhes para não ser enganado”.
Outro ponto interessante levantado pelo candidato é o crescimento de Íris Rezende que, segundo a pesquisa Serpes, foi de 3 pontos em relação ao levantamento anterior. Considerando a margem de erro de 4 pontos, Íris pode realmente ter crescido isso, como pode ter caído 1 ponto. “Esse é um dos problemas de uma margem de erro tão alta como essa. Nosso oponente pode estar com 41,9 e nós podemos ter 36,9, uma diferença de apenas 5 pontos” destaca.