BLOCO

Oficío pede que presidente da Câmara de Goiânia convoque eleições para 1ª vice da mesa

Cargo está vago desde a saída de Clécio Alves, em dezembro do ano passado

Vereadores avançam projeto que concede reajuste a servidores (Foto: Divulgação - Câmara dos Vereadores)
Vereadores avançam projeto que concede reajuste a servidores (Foto: Divulgação - Câmara dos Vereadores)

O bloco Vanguarda, da Câmara de Goiânia, protocolou ofício para que o presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (Patriota), convoque eleições para a 1ª vice-presidência da mesa diretora. O pedido é desta quarta-feira (25).

“Desde dezembro de 2022 essa Câmara Legislativa apresenta-se deficiente ante a ausência de um membro fundamental aos trabalhos e representatividade da mesa, ou seja, há mais de quatro meses deveria ter sido convocada por vossa excelência sessão para eleição do primeiro vice-presidente dessa Casa Legislativa, o que ainda não ocorreu”, escrevem os parlamentares do grupo.

O bloco, formado por Igor Franco (Solidariedade), Welton Lemos (Podemos), Markim Goyá (Patriota), Lucas kitão (PSD), Paulo Magalhães (União Brasil) e Gabriel Rodart (PTB), também pede a designação da eleição em 48 horas. O cargo, vale lembrar, era ocupado por Clécio Alves (Republicanos), que assumiu cadeira como deputado estadual.

No começo do ano, antes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigou a Comurg, a disputa estava quente – mas esfriou. À época, pelo menos quatro vereadores estavam de olho na vaga: Aava Santiago (PSDB), Isaías Ribeiro (Republicanos), Kátia Maria (PT) e Leo José (Republicanos). As articulações, contudo, cessaram.

Para Igor Franco, o presidente Romário usa a 1ª vice para gerar expectativas, mas não entrega para ninguém. “E a Casa fica prejudicada.” Segundo ele, se o ofício for negado, haverá um pedido à Justiça.