DIÁRIO OFICIAL

Onyx pede exoneração de Ministério para “cuidar de emendas de deputado”

Segundo assessoria, ele retorna ao cargo em breve

Onyx pede exoneração de Ministério para "cuidar de emendas de deputado" (Fonte: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro Onyx Lorenzoni (Trabalho) pediu exoneração nesta quinta-feira (11). O objetivo é “cuidar das emendas de deputado federal”, informou a assessoria do parlamentar licenciado do DEM ao Metrópoles. Ainda segundo a comunicação, ele voltará ao cargo em breve – como já fez em outras ocasiões.

A exoneração do ministro está no Diário Oficial da União desta quinta-feira. No texto, o presidente exonera o aliado de longa data “a pedido”.

Apesar de eleito pelo Rio Grande do Sul (para o quinto mandato), Onyx está licenciado desde o começo da legislatura. Inicialmente, para assumir o cargo de Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, que assumiu em 3 de fevereiro de 2019.

Esteve deputado por um breve período, de julho a agosta daquele ano (e em algumas outras ocasiões neste ano), quando, então, retornou à Casa Civil. Ele foi, ainda, Ministro de Estado da Cidadania (fevereiro de 2021); Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República (março); e, por fim, Ministro de Estado do Trabalho e Previdência (julho).