Pablo Marçal lança candidatura com ‘chá de revelação’ e música gospel em SP
Realizada em uma arena conhecida por sediar competições de e-sports, a convenção do partido teve um locutor de rodeio (de chapéu e fivela)
O empresário Pablo Marçal, de 37 anos, oficializou neste domingo sua candidatura à prefeitura de São Paulo (SP) pelo PRTB. Ele terá como vice a policial Antonia de Jesus, do mesmo partido do empresário. Negra, nordestina e religiosa, Antonia foi anunciada após um “chá de revelação” que espalhou papéis cor-de-rosa pelo palco onde foi realizada a convenção da sigla.
O lançamento da candidatura do ex-coach foi recheado de ataques ao atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), e ao candidato do PSOL, Guilherme Boulos. Marçal chamou o emedebista de “fraco” e “incompetente”, enquanto o deputado foi tachado como “apoiador de rachadinha”, em alusão ao processo relatado por Boulos que inocentou André Janones (Avante-MG) no Conselho de Ética da Câmara de Deputados.
O candidato do PRTB também criticou o presidente Lula (PT) e o governo de Nicolás Maduro na Venezuela. Ao falar sobre suas propostas para a cidade, Marçal disse que vai “levar São Paulo para 2050” e acelerar a despoluição do Rio Tietê, além de fomentar a “identidade esportiva” na rede pública de ensino ao transformar as escolas municipais em “escolas olímpicas”. Também voltou a dizer que construirá em São Paulo o maior prédio do mundo, posto que hoje é do Burj Khalifa (828 metros de altura), em Dubai.
Realizada em uma arena conhecida por sediar competições de e-sports, a convenção do partido teve um locutor de rodeio (de chapéu e fivela) como mestre de cerimônias, apresentação de uma bateria de samba e a entoação de uma música gospel que invocava o “leão da tribo de Judá”.
O PRTB elegeu na última eleição municipal só cinco prefeitos em todo o país. Em 2018, era a sigla de Hamilton Mourão, então candidato a vice de Jair Bolsonaro (PL). A legenda, considerada nanica, enfrenta disputas internas desde a morte de Levy Fidelix, fundador que ficou conhecido na cidade por sua proposta de criar um “aerotrem”.
O atual presidente nacional da legenda, Leonardo Avalanche, é alvo de acusações e precisou contar nos últimos meses com três decisões favoráveis da ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para permanecer no cargo — a última delas, proferida no sábado.
Avalanche disse que seu grupo “venceu a batalha” e teceu elogios a Marçal, considerado por ele uma pessoa que representa os ideais de “Deus, pátria e família”.
Quem é Pablo Marçal: goiano rejeita título de coach e é apoiador de Bolsonaro
Hit nas redes sociais, com mais de 12 milhões de seguidores no Instagram, Pablo Marçal é natural de Goiânia (GO) e ascendeu na internet vendendo cursos e apresentando-se como coach — título que hoje ele rejeita.
Marçal é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que na eleição paulistana estará no palanque do prefeito Ricardo Nunes (MDB). O empresário buscou estreitar as relações com o bolsonarismo e se encontrou com o ex-mandatário em junho, mas a campanha de Nunes fechou as portas para reter o apoio do ex-presidente ao acatar a indicação do vice Mello Araújo (PL).
Na pesquisa mais recente realizada em São Paulo, divulgada nesta semana pela Quaest, Marçal marcou 12% das intenções de voto, ligeiramente abaixo do trio que encabeça a disputa, formado por Nunes, Boulos e José Luiz Datena (PSDB).
A convenção do PRTB na capital paulista estava inicialmente prevista para ocorrer no ginásio da Portuguesa, mas o partido precisou acionar um plano B alegando que o clube e diversos outros espaços “estranhamente negaram disponibilidade em suas agendas”
Texto: Agência O Globo