Padre Kelmon será pra sempre o padre de festa junina
Padre Kelmon ganhou os holofotes do debate, mas tenho certeza que isso não é uma boa notícia pra ele
Padre Kelmon já entrou para os anais da política brasileira. Hummm… Talvez eu esteja pecando na hipérbole. Talvez seja nos anais do pleito de 2022. Mas como essa rapaziada é muito puritana, vou parar de ficar falando de anais no texto de hoje.
O nível de ridículo e sabujice alcançado pelo candidato do PTB no debate de ontem da Globo o colocou na boca do brasileiro. O problema pra ele é que isso não acontece por bons motivos.
Quando fiquei sabendo da existência dessa exótica figura, pouco antes do debate do SBT, comecei chamá-lo de “padre de Taubaté”. Você se lembra desse meme, né? Um clássico da internet brasileira. Contudo, não há como concorrer com a alcunha criada por Soraya Thronicke: padre de festa junina. Vimos nascer um hit instantâneo.
Dava para perceber que a coisa ficaria boa quando a senadora se dirigiu ao microfone e se perdeu no nome do candidato laranja tirado da manga de Roberto Jefferson. “Padre Kelson?”. “Padre Kelvin?”. O nome Kelton não vinha à cabeça da candidata do União Brasil. Sendo assim, vai o mais fácil: “candidato padre”. Decisão inteligente.
Como candidato escada de Bolsonaro com objetivo único de desgastar Lula, o padre desviou do assunto levantado pela senadora sobre a pandemia. Depois de uma troca de farpas, ele ouviu pela primeira vez a expressão pela qual será eternamente reconhecido: padre de festa junina.
Golaço de Soraya. A sul-matogrossense acertou a bola no ângulo.
Todo brasileiro sabe o que é padre de festa junina. A interpretação de casamentos nas festas de junho é um clássico da cultura popular tupiniquim. E pela fácil assimilação, aliado ao aspecto incontestavelmente farsesco da figura de bandana, a coisa toda se materializou de forma sublime. Sim, tínhamos ali, na frente de milhões de brasileiros assistindo a um debate presidencial, um padre de festa junina.
Foi um nocaute. A internet veio abaixo no mesmo momento. Os memes começaram a pulular no zap país afora. Ninguém jamais conseguirá olhar para a figura canastrona sem imediatamente pensar em um padre de festa junina.
Se essa disputa presidencial vai terminar já nesse domingo, não sei dizer. Contudo, não tenho dúvidas que o padre de festa junina irá perseguir Kelmon todas as vezes que ele der as caras por aí.
@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Reprodução