SAÚDE

Palácio do Planalto divulga 1ª foto de Lula após queda

Presidente Lula aparece na foto ao ldo do assessor especial da Presidência Celso Amorim e com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha

O Palácio do Planalto divulgou, nesta segunda-feira (21), a primeira foto do presidente Lula depois que ele sofreu uma queda no banheiro de casa e bateu a cabeça.

Nela, Lula aparece com uma camiseta de manga longa sentado à mesa com o assessor especial da Presidência Celso Amorim e com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que disse que o petista está “super bem”.

De acordo com Padilha, que é médico, o presidente não perdeu qualquer tipo de orientação e manteve o nível de consciência após o acidente doméstico, ocorrido no último sábado (19). O ministro afirmou também que o presidente não sente dores, não sofreu alterações motoras e deve fazer um novo exame de ressonância magnética nesta terça (22).

“Em relação ao acidente, o presidente em nenhum momento perdeu nível consciência, de orientação. Ele mesmo, ao cair, procurou contato com as equipes do Palácio do Planalto para fazer os primeiros cuidados. Isso é algo muito positivo”, afirmou Padilha a jornalistas.

O ministro contou que Lula conversou sobre ações de campanha que fez na semana passada e o evento do programa Acredita, em São Paulo.

O presidente sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada no último sábado, 19, e foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. A queda e o diagnóstico de traumatismo craniano na parte de trás da cabeça foram informadas pelo Planalto no domingo, 20. Por orientação médica, Lula evitará viagens mais longas e por isso não irá à reunião dos Brics na Rússia, que acontece esta semana. Segundo fontes no Planalto, o presidente deve fazer novos exames nos próximos dias.