Para alavancar projeto de reeleição de Caiado, DEM planeja ter ao menos 100 prefeitos filiados
Com apenas 14 prefeitos filiados em 2018, o partido conta agora com 80 chefes dos Executivos municipais
A eleição do governador Ronaldo Caiado (DEM) transformou o DEM em Goiás. Em 2018, o partido contava com apenas 14 prefeitos em todo o Estado. O número subiu para 62 prefeitos eleitos pelo partido nas eleições municipais de 2020 e, do final do ano passado para cá, Caiado buscou novas filiações de nomes de outros partidos como PSDB, PP, MDB, PSC e PL, e bateu 80 chefes dos Executivos municipais filiados ao Democratas. E o número ainda deve subir. De acordo com informações palacianas, a meta é ter no próximo ano, já no período pré-eleitoral, ao menos 100 prefeitos no DEM para compor a base do governador em seu projeto à reeleição. As duas siglas que sofreram a maior desidratação foram o PSDB e o PL, comandado pela deputada federal Magda Mofatto. A diáspora do último deve ser ainda maior porque o número de filiados contrariados com as atitudes da deputada, de afronta ao governador, é grande.
Stand by
Por enquanto, Caiado não deve buscar novas filiações de prefeitos do MDB, porque trabalha com o objetivo de fazer aliança com o partido de Daniel Vilela. O MDB é o maior partido em número de filiados em Goiás, mas atualmente conta com 28 prefeitos eleitos.
In love I
De um emedebista em conversa com a coluna: “Daniel está namorando com Caiado e o objetivo dele é a vaga de vice ou para o Senado na chapa do governador nas eleições do ano que vem.”
In love II
Pessoas próximas ao ex-prefeito Iris Rezende revelam que ele e o presidente do MDB nunca tiveram uma relação tão boa como a que possuem agora.
Rotina
Nesta semana o ex-prefeito tem agenda em Goiânia e vai receber algumas visitas em seu escritório político. Daniel é um dos que tem ido constantemente até Iris para ouvir seus conselhos políticos.
Fênix
O ex-governador Marconi Perillo voltou a dar entrevistas em rádios e veículos de Goiás. O seu partido, o PSDB, tenta renascer e Marconi está de olho em sua volta com a disputa a uma cadeira na Câmara Federal em 2022.
Metade
Segundo informações internas do PSDB, a rejeição de Marconi já bateu 90%, mas agora, de acordo com pesquisas feitas pelo partido, o índice teria diminuído para 40%.
Férias
Os deputados estaduais entram em recesso no dia 16, sexta-feira. A primeira sessão do próximo semestre está marcada para o dia 3 de agosto.