BASTIDORES DO PODER

Para ter mais controle das contas públicas, Rogério recorre a ex-auxiliar de Maguito

Carlos Eduardo de Paula Rodrigues foi Secretário da Fazenda de Maguito e tem experiência em gestão das contas públicas

Para ter mais controle das contas públicas, Rogério recorre a ex-auxiliar de Maguito
Para ter mais controle das contas públicas, Rogério recorre a ex-auxiliar de Maguito (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

Passados dois meses da saída dos nomes indicados pelo do presidente do MDB, Daniel Vilela, da Prefeitura de Goiânia, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) ainda busca nomes ligados ao prefeito eleito Maguito Vilela e ao seu filho. Após a nomeação da vereadora de Aparecida de Goiânia, Valéria Pettersen (MDB), para a Secretaria de Relações Institucionais, o Prefeito busca agora a nomeação do ex-secretário da Fazenda de Aparecida de Goiânia durante a gestão de Maguito, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues. A contratação, que é a contragosto da base do prefeito na Câmara Municipal, servirá como os olhos de Rogério nas contas da Prefeitura. Nos bastidores do Paço, a conversa é que o Prefeito quer ter maior controle pessoal sobre o orçamento e os gastos, que era alvo do interesse do Republicanos nacional e também de vereadores. E que Carlos Eduardo, por ter experiência de gestão na área, é o nome certo para ocupar a Secretaria de Finanças. O partido em Brasília já indicou nomes estratégicos para a gestão, como o secretário de governo, Arthur Bernardes, e o presidente da Comurg, Alex Gama. Arthur é tido como quem dá as cartas no dia a dia da gestão.

Sinalização

A nomeação de um aliado de Maguito para uma função relevante na administração também é uma forma de Rogério Cruz sinalizar para o eleitorado goianiense compromisso com o plano de governo e os princípios administrativos do emedebista.

Fazer o que?

Daniel Vilela e Gustavo Mendanha parecem não se incomodar com a contração de Carlos Eduardo de Paula pela gestão de Cruz como se importaram com a contratação de Valéria Petterson.

Sem graça

O primeiro encontro do Prefeito Rogério Cruz com o presidente do MDB, Daniel Vilela, após o desembarque de aliados do emedebista da Prefeitura, ocorreu hoje durante inauguração das novas instalações da FGM.

The Flash

Rogério e Daniel se cumprimentaram na sala da Presidência da Federação. O prefeito entrou, cumprimentou os presentes além de Daniel, entre eles o presidente Cunha. A presença de Rogério na sala durou cerca de 30 segundos.

Trio

Logo em seguida, chegaram o governador Ronaldo Caiado e seu vice, Lincoln Tejota, que ficaram algum tempo reunidos com Cunha e Daniel.

Compromissos

Daniel e Cruz não ficaram até o final do evento. Daniel esperou a inauguração da sala de prefeitos que leva o nome do seu pai,  Maguito Vilela. E Rogério só esperou até a coletiva de imprensa. Alegaram outros compromissos.

De volta

Daniel seguiu para o diretório do MDB, onde, ao lado do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, recebeu uma comitiva de Porangatu.

Raízes nos municípios

Secretário Estadual da Retomada, César Moura defende a criação de cooperativas para reativar a economia, sobretudo naqueles municípios que dependem fortemente de uma única atividade, a exemplo de Minaçu em relação à mineração. “A cooperativa fica no município, ela não vai mudar de cidade”, explica.

Aposta no cooperativismo

Lançado no ano passado em parceria com o Sistema OCB/GO, o Programa Coopera Goiás é uma das apostas do governo Ronaldo Caiado para reativar a economia de Goiás, impactada pela pandemia da Covid-19, e promover a geração de renda em municípios com menor atividade econômica.