BASTIDORES DO PODER

Para ter mais controle das contas públicas, Rogério recorre a ex-auxiliar de Maguito

Passados dois meses da saída dos nomes indicados pelo do presidente do MDB, Daniel Vilela,…

Passados dois meses da saída dos nomes indicados pelo do presidente do MDB, Daniel Vilela, da Prefeitura de Goiânia, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) ainda busca nomes ligados ao prefeito eleito Maguito Vilela e ao seu filho. Após a nomeação da vereadora de Aparecida de Goiânia, Valéria Pettersen (MDB), para a Secretaria de Relações Institucionais, o Prefeito busca agora a nomeação do ex-secretário da Fazenda de Aparecida de Goiânia durante a gestão de Maguito, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues. A contratação, que é a contragosto da base do prefeito na Câmara Municipal, servirá como os olhos de Rogério nas contas da Prefeitura. Nos bastidores do Paço, a conversa é que o Prefeito quer ter maior controle pessoal sobre o orçamento e os gastos, que era alvo do interesse do Republicanos nacional e também de vereadores. E que Carlos Eduardo, por ter experiência de gestão na área, é o nome certo para ocupar a Secretaria de Finanças. O partido em Brasília já indicou nomes estratégicos para a gestão, como o secretário de governo, Arthur Bernardes, e o presidente da Comurg, Alex Gama. Arthur é tido como quem dá as cartas no dia a dia da gestão.

Sinalização

A nomeação de um aliado de Maguito para uma função relevante na administração também é uma forma de Rogério Cruz sinalizar para o eleitorado goianiense compromisso com o plano de governo e os princípios administrativos do emedebista.

Fazer o que?

Daniel Vilela e Gustavo Mendanha parecem não se incomodar com a contração de Carlos Eduardo de Paula pela gestão de Cruz como se importaram com a contratação de Valéria Petterson.

Sem graça

O primeiro encontro do Prefeito Rogério Cruz com o presidente do MDB, Daniel Vilela, após o desembarque de aliados do emedebista da Prefeitura, ocorreu hoje durante inauguração das novas instalações da FGM.

The Flash

Rogério e Daniel se cumprimentaram na sala da Presidência da Federação. O prefeito entrou, cumprimentou os presentes além de Daniel, entre eles o presidente Cunha. A presença de Rogério na sala durou cerca de 30 segundos.

Trio

Logo em seguida, chegaram o governador Ronaldo Caiado e seu vice, Lincoln Tejota, que ficaram algum tempo reunidos com Cunha e Daniel.

Compromissos

Daniel e Cruz não ficaram até o final do evento. Daniel esperou a inauguração da sala de prefeitos que leva o nome do seu pai,  Maguito Vilela. E Rogério só esperou até a coletiva de imprensa. Alegaram outros compromissos.

De volta

Daniel seguiu para o diretório do MDB, onde, ao lado do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, recebeu uma comitiva de Porangatu.

Raízes nos municípios

Secretário Estadual da Retomada, César Moura defende a criação de cooperativas para reativar a economia, sobretudo naqueles municípios que dependem fortemente de uma única atividade, a exemplo de Minaçu em relação à mineração. “A cooperativa fica no município, ela não vai mudar de cidade”, explica.

Aposta no cooperativismo

Lançado no ano passado em parceria com o Sistema OCB/GO, o Programa Coopera Goiás é uma das apostas do governo Ronaldo Caiado para reativar a economia de Goiás, impactada pela pandemia da Covid-19, e promover a geração de renda em municípios com menor atividade econômica.