COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Parlamentar de Goiás propõe usar fundo eleitoral para ajudar RS

Kajuru aciona TSE e Senado no auxílio às vítimas das chuvas no Sul

O senador Jorge Kajuru (PSB/GO) protocolou nesta segunda-feira (6/5) dois ofícios solicitando o redirecionamento de parte dos recursos do fundo eleitoral e das emendas de comissão vetadas para auxiliar as vítimas do estado do Rio Grande do Sul. Os documentos foram destinados ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, e ao presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG).  

“O valor total é de 4.96 bilhões de reais – um aumento de 145 % em relação ao que se gastou na eleição municipal de 2020 – 2.034 bilhões de reais. Ou seja, abrindo mão da metade do fundo eleitoral os partidos ainda teriam, este ano, mais de 70% do valor gasto há quatro anos. A meu ver, ninguém poderia dizer que não foi eleito por falta de dinheiro”, explica o senador.

Kajuru lembrou também que o Congresso Nacional tem a oportunidade de contribuir no enfrentamento à tragédia que acomete o estado do Rio Grande do Sul destinando parte do dinheiro das emendas parlamentares.

“Vejo muita discussão sobre a derrubada do veto proposto pelo Presidente da República à 5,6 bilhões das emendas de comissão.  Por que não se falar em manter o veto, desde que parte do valor, ou todo ele, seja destinado ao Rio Grande do Sul? É um momento mais que oportuno para os políticos demonstrarem cabalmente que são preocupados com aqueles que representam”, finaliza o senador. 

Conforme levantamentos realizados pela Defesa Civil, a catástrofe desalojou aproximadamente 149,3 mil pessoas, das quais 20 mil encontram-se em abrigos e 129,2 mil estão desalojadas, hospedadas com familiares ou amigos. O desastre afetou 364 dos 496 municípios do estado, impactando diretamente cerca de 873 mil cidadãos.