RN

Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT) disputam o 2º turno em Natal

Os dois deputados federais concorrem pelo comando da capital do Rio Grande do Norte; o ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) ficou fora da disputa

(Folhapress) O deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) e a deputada federal Natália Bonavides (PT) disputarão o segundo turno para a Prefeitura de Natal.

Freire obteve 44,08% dos votos válidos, ante 28,45% de Bonavides, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) . O ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) ficou fora da disputa.

Paulinho Freire é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e contou com a presença do ex-presidente no lançamento de sua campanha, no mês de agosto.

Em visita de Bolsonaro a Natal durante o período eleitoral, Freire pediu o apoio de cada eleitor que tivesse “espírito patriota”.

O presidente Lula apoiou Bonavides (PT). A imagem de Lula foi bastante usada pela campanha da candidata, embora ele não tenha participado de atos presencialmente.

Havia a expectativa de que ele estivesse em algum evento na última semana a fim de ajudar a aumentar o percentual de votos. Bonavides recebeu o apoio da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).

Durante a campanha, Paulinho Freire destacou suas propostas para resolver os problemas na área econômica do município.

Já Bonavides centrou suas metas para Natal em educação pública de qualidade, mas foi questionada sobre sua independência em relação aos ideais do partido, ao que ela respondeu reforçando capacidades técnicas para assumir a gestão do município.

Com 36 anos, Bonavides foi eleita deputada federal em 2018 e 2022 —na última oportunidade, foi a mais votada do Rio Grande do Norte. Aos 36 anos, a advogada. Ela também teve um mandato como vereadora, de 2016 ao começo de 2019, quando assumiu a vaga na Câmara Federal.

Um dos problemas que o próximo prefeito de Natal enfrentará é o avanço do mar na praia de Ponta Negra. Em setembro deste ano, a gestão do município decretou estado de emergência diante de estragos provocados pela maré alta em estruturas urbanas e privadas na orla.

De acordo com a prefeitura, a medida foi tomada após relatório da Defesa Civil apontar aumento no processo de erosão no Morro do Careca, um dos principais cartões-postais da cidade.

Com a situação de emergência, a administração diz que vai ampliar a interdição no entorno do local.

A situação gera risco de desabamento em locais com circulação de pessoas e faz com que o local seja considerado de alta periculosidade, segundo a prefeitura.

Além deles, participaram do pleito Rafael Motta (Avante), Nando Poeta (PSTU) e Hero (PRTB).