Operação Cota Extra

PC divulga balanço de mandados e afastamentos cumpridos na prefeitura de Cristianópolis

O prefeito da cidade, Jairo Gomes Júnior, foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo

Jairo Gomes Pereira Júnior foi preso em flagrante. Polícia Civil cumpriu nove mandados de busca e apreensão e quatro afastamentos de funções públicas (Foto: PC)

A delegada titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), Tatiana Barbosa, vai divulgar o resultado da operaçãoCota Extra” na manhã desta quinta-feira (31), em entrevista coletiva na própria delegacia, às 10h. Na segunda fase da empreitada,  conduzida na quarta (30), agentes cumpriram nove mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Cristianópolis e em endereços particulares de políticos. Em cumprimento de determinação judicial, também agiram pelo afastamento do prefeito Jairo Gomes Pereira Júnior (PSB) das funções públicas.

Três secretários, de Obras e Transportes, Santiago Castro Machado; de Saúde, Leandra Cristina Oliveira Pereira; e de Administração, Dário Fonseca Faustino; também foram afastados. A suspensão das funções públicas terá duração de 90 dias. O líder do Executivo municipal acabou detido em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

A investigação apura a ocorrência dos crimes de desvio de dinheiro público, peculato e associação criminosa no setor de abastecimento de combustível de toda a frota da prefeitura, veículos e maquinários, entre os anos de 2016 e 2018.

Busca e apreensão

Na prefeitura de Cristianópolis, as buscas foram realizadas nas secretarias de Administração e Recursos Humanos, Transporte, Limpeza e Obras Públicas; no Controle Interno e ainda no gabinete do chefe do Poder Executivo. A operação apreendeu aparelhos celulares, eletrônicos e documentações com relação de prova aos fatos investigados.

Na 1ª fase da “Cota Extra”, realizada no ano passado, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e realizada vistoria policial em toda a frota veicular do município.