Pecuaristas goianos querem doar gado para reeleição de Bolsonaro
Segundo eles, a campanha seria para "o bem do Brasil" e para evitar a volta do PT ao poder
Pecuaristas goianos começaram uma campanha, em grupos de WhatsApp, para convencer seus colegas de outros estados a doarem gado para a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações são do jornalista Ricardo Noblat.
Para isso, a ideia é que cada pecuarista faça doação do equivalente a 20 arrobas de gado para a campanha de Bolsonaro. Segundo eles, a campanha seria para “o bem do Brasil” e evitar a volta do PT ao poder.
Pecuaristas goianos terão que doar dinheiro equivalente, gado é proibido
A lei, entretanto, impede que animais sejam doados para esse propósito, os pecuaristas teriam que doar a quantia em dinheiro.
No Brasil, a arroba equivale a 15 kg. O preço da arroba do boi gordo, em novembro último, fechou em R$ 322,40.
Preço da carne acumula altas sucessivas
Enquanto isso, o consumidor brasileiro tem consumido cada vez menos carne. O consumo vem caindo há três anos consecutivos no país. Em 2020, recuou expressivos 10% em relação ao anterior.
Em junho do ano passado, considerando o acumulado em 12 meses, o brasileiro pagava quase 40% mais (38,17%) pelo produto do que um ano antes.
De acordo com dados divulgados em maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a carne vermelha registrou alta acumulada de 35,14% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA Amplo 15) no período de 12 meses.