PF encontra minuta de estado de sítio no escritório de Bolsonaro em Brasília, diz site
Decretação seria necessária “para restauração do Estado Democrático de Direito no Brasil”
Durante a operação da Polícia Federal (PF) contra tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito para manter o ex-presidente no poder, os agentes encontraram o que seria a minuta de um discurso de anúncio de decreto de estado de sítio no País no escritório de Bolsonaro, na sede do PL, em Brasília. A ação foi deflagrada nesta quinta-feira (8).
A coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles, apurou que a decretação seria necessária “para restauração do Estado Democrático de Direito no Brasil”. A minuta foi apreendida.
Um trecho do documento diz: “Afinal, diante de todo o exposto, e para assegurar a necessária restauração do Estado Democrático de Direito no Brasil, jogando de forma incondicional dentro das quatro linhas, com base em disposições expressas da Constituição Federal de 1988, declaro o estado de Sítio (sic) e, como ato contínuo, decreto operação de garantia da lei e da ordem.”
O estado de sítio suspende temporariamente os direitos e as garantias dos cidadãos. Trata-se de um instrumento utilizado pelo presidente.
LEIA MAIS:
Alexandre de Moraes era chamado de “professora” por coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro