COMPETITIVIDADE

PL de Bolsonaro é sigla com mais nomes competitivos ao Senado

União Brasil de Caiado vem em sem segundo, com força em cinco Estados

Bolsonaro pede a bancos que reduzam juros no empréstimo consignado (Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil)

O partido do presidente Bolsonaro (PL) é o que tem mais candidatos competitivos ao Senado. Os postulantes da sigla lideram ou empatam em cinco estados (ES, MT, RJ, RN e SE) e no Distrito Federal. O levantamento é do Poder360.

O União Brasil do governador Ronaldo Caiado vem logo em seguida, com cinco, incluindo Goiás, com o deputado federal delegado Waldir (União Brasil), que apresenta melhor intenção de votos segundo pesquisas recentes. Antes, ele era superado pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que bateu o martelo pelo Palácio das Esmeraldas no último sábado (16).

Em relação aos outros quatro Estados que UB é competitivo, são eles: PB, PR, PE e TO. O PSDB, sem Marconi no páreo, está forte em AM, MG, PE e SE. Além dos tucanos, PT (AC, CE, PB e PI) e PSD (AM, BA, RS e SC) se destacam em quatro unidades federativas.

Com força em três Estados aparecem MDB (AL, SE e RR); PSB (MA, SE e SP); e PP (MS, SE e TO). O Republicanos é competitivo em dois entes da federação: ES e RS.

Outras siglas mostram competitividade em um Estado. São elas: PDT, PSC, PTB, Podemos e PSOL.

Base de Bolsonaro

Alguns siglas que têm boas chances, neste momento, ao Senado são da base de Bolsonaro. PP, PSC e Republicanos, por exemplo. Somados ao PL, seriam 13 fortes candidatos. Já a esquerda (PT, PDT, PSB, PSOL) juntam nove concorrentes em 1º ou em empate.