MEMÓRIA

PL de Bolsonaro já teve vice-presidente da república com Lula

Bolsonaro se filiou ao partido nesta terça-feira (30)

PL de Bolsonaro já teve vice-presidente da república com Lula (Foto: Agência Brasil)

Em 2002, o PL de Bolsonaro teve um vice-presidente na chapa de Lula (PT). José de Alencar foi senador por Minas Gerais, nascido em Muriaé, região da Zona da Mata daquele Estado.

No Senado, ficou de 1999 e a 2002. Já como vice, esteve com Lula nos dois mandatos. Faleceu em 29 de março de 2011, em decorrência de um câncer. Ele tinha 79 anos.

À época da morte, o ex-presidente Lula disse que tinha uma relação de irmão com Alencar. Ele estava com a então presidente Dilma Rousseff (PT), em Portugal, para receber um título de “doutor honoris causa” da Universidade de Coimbra, quando soube da notícia.

“Não sabíamos que o nosso querido José Alencar já tinha morrido. Nós estamos em um momento de muito sentimento. Eu tenho uma grande honra de ter convivido com ele. Foi presidente da República por mais de oito meses“, declarou Dilma, naquele momento. Ela decretou luto oficial por 7 dias.

José Alencar foi cremado em Belo Horizonte. A avaliação de políticos e analistas, era que o vice dava estabilidade ao governo Lula.

Filiação de Bolsonaro

Jair Bolsonaro realizou a filiação do Partido Liberal (PL), nesta terça-feira (30/11), após passar dois anos sem partido. O evento realizado em Brasília foi prestigiado por, ao menos, 14 ministros do governo federal, parlamentares e um governador. Flávio Bolsonaro, o filho mais velho do presidente, também mudou de casa e, agora, está no PL.

Esse é o nono partido que Bolsonaro se filia ao longo da vida pública. Em discurso, Bolsonaro cumprimentou os parlamentares presentes e desferiu ataques à esquerda. “Nós tiramos o Brasil da esquerda, nós todos tiramos. Olha para onde estávamos indo”, disse o mandatário para a plateia.

Estiveram presentes os ministros, Flávia Arruda (Secretaria de Governo, única que já é filiada ao PL), Ciro Nogueira (Casa Civil), Marcelo Queiroga (Saúde), João Roma (Cidadania), Paulo Guedes (Economia), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Fabio Faria (Comunicações), Milton Ribeiro (Educação), Tereza Cristina (Agricultura), Anderson Torres (Justiça) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional).

LEIA MAIS:

Jair e Flávio Bolsonaro se filiam no PL durante cerimônia em Brasília

“Com Bolsonaro, viramos um partidão”, diz presidente do PL em Goiás