Pré-candidata a prefeita, Maria Ester pretende dar tom técnico em debate político
Maria Ester é o nome do partido Rede Sustentabilidade para disputa em Goiânia
Maria Ester de Souza de 54 anos é pré-candidata a prefeita de Goiânia pelo partido Rede Sustentabilidade. Ela é arquiteta e urbanista, professora e integrante titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO). Em entrevista ao Mais Goiás, a pré-candidata avalia que o momento é de “amadurecer os assuntos da cidade”, mas por um viés mais técnico, de forma diferente que os políticos tradicionais têm feito ao longo dos anos.
Ao se colocar à disposição para participar da disputa eleitoral, Maria Ester, avalia que preenche requisitos técnicos, mas políticos também. A avaliação feita por ela, é de que antes ao participar de um debate era vista apenas como urbanista, mas agora é diferente, por ser pré-candidata a prefeita. Ela pretende aliar os dois discursos, técnico e político, para tentar resolver de forma efetiva os problemas enfrentados pela população.
“A gente tem a intenção de amadurecer os assuntos da cidade, porque eu entrava no debate não como uma política, mas como uma urbanista e isso preenche o espaço que muitos esperam, por exemplo, que seja apresentada uma solução para a drenagem, para a mobilidade, que não seja politiqueira”, avaliou.
Maria Ester cita como exemplo colaborar com projetos relativos ao transporte coletivo, em que as pessoas venham a se sentir bem ao usar o serviço. Da mesma forma, sugere a realização de uma colaboração mais técnica para fazer o asfalto que não resiste às chuvas, ou uma calçada que dura pouco tempo. A proposta na pré-campanha é de fortalecer o “como fazer” e levar a ideia às pessoas.
“Nós queremos qualificar o debate político. Eu estudei tanto… há muitas pessoas que estudam comigo. Nas universidades escrevemos teses e isso fica lá dentro. A ideia do debate político é pegar isso que a gente estuda e mostrar que há jeitos diferentes de se fazer. Entendemos que há um jeito melhor”, relatou.