Repercussão

“Precisa desistir. Está espalhando vírus e vai matar os brasileiros”, diz haitiano a Bolsonaro

No Palácio da Alvorada, imigrante diz que "acabou" e que gestor "não é mais presidente"; vídeo viraliza nas redes sociais e mobiliza críticos e apoiadores

“Precisa desistir. Está espalhando vírus e vai matar os brasileiros”, diz haitiano a Bolsonaro

Se você acessou o Twitter e se deparou com os assuntos em destaque #Vocênãoépresidentemais e #BolsonaroNaoEmaisPresidente e não entendeu, a explicação é a seguinte: viralizou nas redes sociais um vídeo em que um imigrante haitiano faz críticas a Jair Bolsonaro. Na filmagem, que você confere abaixo e está com legendas, o homem, em frente ao Palácio da Alvorada – ponto comum de apoiadores –, diz que “acabou” e que o gestor “não é mais presidente”. Além disso, ele afirma: “Precisa desistir. Você está espalhando vírus e vai matar os brasileiros.”

A mensagem, que começou a se espalhar na segunda-feira (16), é uma resposta a participação de Bolsonaro nas manifestações do último domingo (15), quando ele deixou o isolamento e cumprimentou os presentes no ato de apoio ao governo e contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Destaca-se, inclusive, que o presidente fez um novo teste para o coronavírus, nesta terça-feira (17). O primeiro teste de Bolsonaro foi realizado na quinta-feira (12), após a informação de que o chefe da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), Fabio Wajngarten, é portador do Covid-19.

O haitiano começa dizendo que o presidente teve escolha, em relação a participar da manifestação, e que mesmo assim foi. Depois, Bolsonaro diz que não está entendendo.

Então, ele dispara: “Você está entendendo, eu estou falando brasileiro. Bolsonaro, acabou. Você está recebendo mensagem no seu celular. Todo mundo, todo brasileiro está recebendo mensagem no celular. Você não é presidente mais. Precisa desistir. Você está espalhando vírus e vai matar os brasileiros.” Ao fundo, uma mulher se indigna e diz: “O que é isso?”

O imigrante recebeu mensagens de apoio e, também, de preocupação. Confira:

 

Resposta

Em resposta, seguidores do presidente levantaram a tag #RespeitemOPresidente. Nela, parte dos usuários defendia Bolsonaro, mas outros aproveitavam para engrossar o coro de críticas.

 

https://twitter.com/taoquei1/status/1239944943445180421