COLUNA DO BOSCO BITTENCOURT

Prefeito Rogério destrava obstáculos e ganha fôlego em ano eleitoral

Resolução de impasses, como a autorização do empréstimo de R$ 710 milhões, a terceirização dos serviços de coleta de lixo e a construção do BRT, dá pontos extras para prefeito tocar pré-candidatura à reeleição

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, começou 2024 com muitos desafios na agenda. Vários deles vinham se acumulando no fim do ano passado e demandavam uma resolução rápida, visando a corrida eleitoral pela reeleição. Mesmo se tratando de temas com dificuldade considerada alta, o prefeito iniciou esse ano com vitórias, destravando vários obstáculos que antes pareciam bem difíceis de transpor.

O maior exemplo foi a aprovação na Câmara Municipal, na última quinta-feira (7/3), da autorização do empréstimo de R$ 710 milhões que o Paço Municipal tomará junto ao Banco do Brasil. Com o dinheiro, a atual administração prosseguirá com a agenda de obras e serviços que tem tocado na cidade, como a revitalização de boa parte da malha viária, obras de drenagem, infraestrutura, substituição de lâmpadas de sódio por LED, dentre outras.

Aprovar um empréstimo desta magnitude em um ano eleitoral no Legislativo era visto como algo até mesmo improvável, principalmente após o Ministério Público (MPGO) ter feito questionamentos em relação à operação, no fim do ano passado. Rogério, porém, conseguiu atender o MPGO, fazer as modificações no projeto, e aprová-lo em definitivo por 24 votos a 7, em segunda votação. O sinal verde ao texto pelo Legislativo foi muito comemorado no Paço, devido à importância da matéria e os esforços empreendidos para destravar a pauta.

Outra vitória importante de Rogério, nesse início de ano, foi a finalização da licitação da terceirização dos serviços de coleta de lixo. O certame foi homologado no último dia 4 de março com a vitória do consórcio QC Ambiental, que ficará encarregado pela realização de tarefas que hoje são da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). O contrato deve ser assinado nos próximos dias, terminando assim com um dos grandes problemas da atual administração. O BRT será o próximo assunto “problemático” destravado pelo Paço Municipal. Após cerca de nove anos em obras, a Prefeitura prepara a inauguração do novo corredor para este semestre.