Prefeitos de Goiânia e Aparecida avaliam lockdown desde quinta
Reunião de prefeitos da região metropolitana para tratar do assunto acontece nesta tarde
Os prefeitos de Goiânia e Aparecida, Rogério Cruz (Republicanos) e Gustavo Mendanha (MDB), avaliam desde quinta-feira (25) a possibilidade de editar o lockdown – fechamento do comércio – nas respectivas cidades. Nesta sexta (26), eles se reuniram com o governador Ronaldo Caiado (DEM) para debater o assunto.
Segundo uma fonte, o Rogério e Gustavo, já tinham se reunido pela manhã e, nesta tarde, junto com as respectivas áreas técnicas foram dialogar com o governador. Neste momento, conforme informado, se inicia a reunião com os demais prefeitos da região metropolitana com representantes da sociedade civil.
Rogério, Gustavo e Caiado chegaram junto ao Paço de Goiânia, onde começaram a reunião com outros prefeitos, além de representantes da Fieg, Fecomércio, Acieg, Aciag e Associação da 44.
A coluna Poder em Jogo, do Mais Goiás, antecipou que Rogério e Gustavo já tinham decidido por adotar medidas mais duras diante do aumento dos casos da Covid-19 nas cidades. Segundo a coluna, um novo lockdown por, pelo menos, sete dias é tido como quase inevitável. Com isso, somente os serviços essenciais, como supermercados, farmácias e indústrias continuarão funcionando.
Em Aparecida, destaca-se, um a cada três testes de Covid dão positivo há sete dias. Atualmente, a taxa de ocupação de UTIs para o vírus na cidade está em 79%. Esse teria sido um dos gatilhos.
Também mais cedo, uma fonte de dentro da prefeitura Goiânia informou ao portal que, apesar de não haver confirmação, há uma grande chance de um decreto pelo fechamento do comércio ser emitido ainda hoje.