Rogério Cruz assina termo de cooperação com Segurança Pública para combate à violência
Acordo também prevê constantes capacitações, relativas à gestão dos dados e às próprias políticas
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), acompanhado do secretário estadual de Segurança Pública, Rodney Miranda, assinou, na quarta-feira (16), termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO) e administração municipal para o compartilhamento de dados e tecnologia de inteligência.
O termo de cooperação técnica permite o compartilhamento de dados entre as secretarias municipais e segurança pública estadual, além de acesso a bancos de outras administrações. De acordo com o documento, as plataformas de interoperabilidade devem contemplar requisitos de sigilo, confidencialidade, auditabilidade e segurança da informação.
Acordo também prevê constantes capacitações, relativas à gestão dos dados e às próprias políticas de combate ao crime organizado, e a participação de guardas civis metropolitanos e agentes de trânsito em cursos direcionados à Segurança Pública.
Segundo o prefeito, a integração e comunicação entre sistemas de inteligência propicia a formulação de políticas públicas de combate à violência e ao crime organizado mais efetivas, além de fortalecer rede de atenção às vítimas no âmbito do município.
Prefeitura espera ampliação no combate ao crime
A criação de fluxos e protocolos também visa o fortalecimento da rede de atenção e proteção às pessoas em situação de violência; fortalece Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas; e efetiva Norma Técnica de Atenção Humanizada às Pessoas em Situação de Violência Sexual.
O secretário estadual de Segurança Pública, Rodney Miranda, disse que o resultado dos investimentos em inteligência, parcerias e integração de forças traduz-se na redução dos índices de criminalidade.
“Hoje mais um passo importante está sendo dado para transformar Goiânia na capital mais segura do país. Com a integração das informações, daremos mais resolutividade às nossas ações”, destaca.