Prefeitura começa 2024 resolvendo principal gargalo da gestão
Comurg recebe 15 novos caminhões compactadores de lixo que vão solucionar a lacuna da coleta na capital. Ação pode impulsionar prefeito Rogério Cruz em momento chave para as definições de candidaturas ao paço municipal
O ano eleitoral começou e o pleito que vai renovar o Executivo e Legislativo de todos os municípios do Brasil já pauta as discussões políticas. Em Goiânia, o prefeito Rogério Cruz se prepara para disputar a reeleição. Depois de um ano com dificuldades na coleta de lixo, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) recebeu, nesta sexta (12), 15 novos caminhões compactadores que entrarão em uso a partir da segunda (15/1). Esta medida visa resolver o principal gargalo da gestão e projeta um ano de agenda positiva para o prefeito.
Esses caminhões chegam por meio de um contrato de aluguel que prevê até 30 compactadores, conforme a necessidade da companhia. Ou seja, caso esses 15 veículos não sejam suficientes, a Comurg poderá solicitar mais 15 para não permitir o acúmulo de lixo pela cidade. A crise na coleta ocorreu por falta de caminhões, já que a frota da companhia tem idade avançada e muitos quebram durante o serviço que é desgastante para os compactadores. Com esses novos caminhões, a Comurg tem agora número suficiente para colocar a coleta em ordem e ainda possuir veículos de reserva, algo que não contava.
Nesse meio tempo, a licitação para a terceirização do serviço de coleta está em andamento, em fase de julgamento e propostas segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). Visto no paço municipal como a solução definitiva do problema, o processo de contratação foi aberto no final de dezembro. Enquanto ele se desenrola, os caminhões alugados evitarão novas crises. A solução deste gargalo não é pouca coisa, já que os problemas de coleta em Goiânia ocorrem há mais de uma década, e é positivo para Rogério bem no momento em que começa o período de afunilamento de candidaturas.