Presidente do PL se reuniu com petista antes da filiação de Bolsonaro
Valdemar Costa Neto esteve com ex-ministro de Dilma um mês antes do anúncio da filiação do presidente
Quase um mês antes do anúncio da filiação de Bolsonaro (PL), o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, esteve com o ex-ministro de Comunicações de Dilma Rousseff (PT), o prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva. Na ocasião, eles discutiram sobre os cenários eleitorais de São Paulo.
A informação é do colunista do Metrópoles, Guilherme Amado. Vale lembrar, o PL anunciou a filiação de Bolsonaro no dia 10 de novembro. Inicialmente, o evento era previsto para 22 daquele mês, mas após alguns desentendimentos jogaram a o ato para dia 30.
A coluna apurou que Valdemar chegou a dizer que fechou acordo para apoiar a candidatura do vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM), ao governo de São Paulo. Porém, a aliança com Bolsonaro o fez quebrar a promessa, uma vez que o presidente quer lançar, possivelmente, o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) ao governo de São Paulo.
Filiação de Bolsonaro ao PL
Bolsonaro se filiou ao PL no último dia 30. À época, o presidente do partido em Goiás, Flávio Canedo, disse que não existiam mais “estranhamentos” entre Bolsonaro e Valdemar.
Quando a filiação estava certa para o dia 22, Bolsonaro disse que esta dependia de mais conversa. À época, o PL emitiu nota concordando.
Valdemar, contudo, disse que a bancada do PL – uma das maiores da Câmara, com 43 deputados – teria liberdade para votar “sim” ou “não” em projetos do governo na Câmara, se houvesse recuo na filiação. Caso se concretizasse, a sigla seguira na base, mas com redução no compromisso de lealdade.