ARTICULAÇÃO

Presidente do PL se reuniu com petista antes da filiação de Bolsonaro

Valdemar Costa Neto esteve com ex-ministro de Dilma um mês antes do anúncio da filiação do presidente

Presidente do PL se reuniu com petista antes da filiação de Bolsonaro
Presidente do PL se reuniu com petista antes da filiação de Bolsonaro (Foto: PL)

Quase um mês antes do anúncio da filiação de Bolsonaro (PL), o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, esteve com o ex-ministro de Comunicações de Dilma Rousseff (PT), o prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva. Na ocasião, eles discutiram sobre os cenários eleitorais de São Paulo.

A informação é do colunista do Metrópoles, Guilherme Amado. Vale lembrar, o PL anunciou a filiação de Bolsonaro no dia 10 de novembro. Inicialmente, o evento era previsto para 22 daquele mês, mas após alguns desentendimentos jogaram a o ato para dia 30.

A coluna apurou que Valdemar chegou a dizer que fechou acordo para apoiar a candidatura do vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM), ao governo de São Paulo. Porém, a aliança com Bolsonaro o fez quebrar a promessa, uma vez que o presidente quer lançar, possivelmente, o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) ao governo de São Paulo.

Filiação de Bolsonaro ao PL

Bolsonaro se filiou ao PL no último dia 30. À época, o presidente do partido em Goiás, Flávio Canedo, disse que não existiam mais “estranhamentos” entre Bolsonaro e Valdemar.

Quando a filiação estava certa para o dia 22, Bolsonaro disse que esta dependia de mais conversa. À época, o PL emitiu nota concordando.

Valdemar, contudo, disse que a bancada do PL – uma das maiores da Câmara, com 43 deputados – teria liberdade para votar “sim” ou “não” em projetos do governo na Câmara, se houvesse recuo na filiação. Caso se concretizasse, a sigla seguira na base, mas com redução no compromisso de lealdade.