XADREZ POLÍTICO

Presidente do PSDB em Aparecida confirma convite a André Fortaleza e detalha conversas com Alcides e João Campos

Charlles Antonio defendeu em entrevista ao Mais Goiás, a união das 'oposições de Aparecida'

Charlles Antonio, presidente do PSDB de Aparecida de Goiânia, ao lado do deputado federal Professor Alcides (Foto: Divulgação)

Recém-empossado presidente do PSDB em Aparecida de Goiânia, Charlles Antonio busca dar estrutura para que o partido chegue forte nas eleições de 2024. Por isso, tem se reunido com protagonistas do processo pré-eleitoral e já conversou com o presidente da Câmara dos Vereadores, André Fortaleza, o deputado federal Professor Alcides e também o ex-deputado federal João Campos. Os dois primeiros, são vistos como pré-candidatos à Cidade Administrativa.

O terceiro, circula em silêncio nos bastidores, mas lideranças do município estimulam uma maior participação no processo, afinal, João Campos (Republicanos mas que já pertenceu a fileiras tucanas) foi o campeão dos votos, com 51.029 eleitores no município em sua candidatura ao Senado Federal, em 2022, terminando à frente do senador eleito, Wilder Morais.

Antonio destaca o convite feito de filiação a André Fortaleza para que construa sua candidatura a Prefeito pelo partido. “O PSDB está de portas abertas ao presidente da Câmara. É um quadro qualificado, tem se mostrado um vereador extremamente atuante com espírito público e comprometido em buscar melhorias e qualidade de vida para nossa população”, destacou em entrevista ao Mais Goiás.

Há também conversas com o professor Alcides, que de acordo com o tucano, mostrou que a ponderação de uma pré-candidatura é evidente. E quer contar com o PSDB no processo. “Ele sendo candidato com certeza será um dos nomes que teremos facilidade em tentar construir a aliança, em 2024”, destacando que o foco do partido é lançar sua candidatura mas com uma ressalva. “As oposições precisam se unir”.

Leia a entrevista com o presidente do PSDB em Aparecida de Goiânia, Charlles Antonio:

Domingos Ketelbey: O presidente André Fortaleza afirma conversar com o PSDB para uma eventual filiação, caso saía do MDB. As portas do partido estão abertas ao presidente da Câmara?

Charlles Antonio: O convite foi feito. O PSDB está de portas abertas ao presidente da Câmara. É um quadro qualificado, tem se mostrado um vereador extremamente atuante com espirito público e comprometido em buscar melhorias e qualidade de vida para nossa população. O PSDB ficará feliz em honrado em receber a filiação do André Fortaleza.

Ele tem o projeto de construir uma pré-candidatura. O partido pode dar essa estrutura?

Charlles Antonio: Não só a pré-candidatura, mas também para alicerçar e caminhar com ele pelos quatro cantos de Aparecida e mostrar o jeito do PSDB de governar e trazer desenvolvimento. Vamos dar total autonomia para ele ter liberdade para construir sua candidatura a prefeito. Candidato a prefeito não pode ficar em partido que amanhã pode sofrer quaisquer interferências, influência ou pedidos externos para recuar. Ele terá a segurança que nós sabemos muito bem o jogo que queremos jogar.

Mas o senhor se reuniu com o deputado federal Professor Alcides que também vem construindo sua pré-candidatura. Como foi essa conversa?

Charlles Antonio: O Professor Alcides me disse que está trabalhando a possibilidade de ser candidato. Ele ainda não é pré-candidato e nem assumiu essa pré-candidatura ainda, mas ele está consultando, conversando e dialogando. Foi um dos motivos dessa visita e nos posicionamos com muita clareza, da nossa facilidade de caminhar com ele.

O senhor fala que ele está ‘consultando, conversando e dialogando’ sobre essa pré-candidatura e que esse foi um dos motivos da conversa. Há caminho para o PSDB caminhar com o deputado federal ano que vem?

Charlles Antonio: Ele sendo candidato com certeza será um dos nomes que teremos facilidade em tentar construir a aliança, em 2024. Claro que o partido irá trabalhar até lá para se fortalecer, colocar no processo e ter nomes e quadros, estrutura de candidatos a vereadores e bons nomes a candidatos a prefeito, mas também defender aquilo que temos conversado com todos. As oposições precisam se unir. Defendo a unidade das oposições. Amanhã ou depois, o professor [Alcides] não sendo candidato, temos o André que poderá estar filiado ao partido, ou não. Temos nosso nome e outros quadros do PSDB que podem encabeçar uma chapa ou fazer parte de uma majoritária e contribuir para a cidade.

O PSDB hoje está na oposição ao prefeito Vilmar Mariano?

Charlles Antonio: No âmbito da Câmara dos Vereadores, deixamos eles livres. Temos um vereador que é base, o Jhonny Nery  e que vai caminhar com o prefeito segundo o que me falou até o último dia do Governo do prefeito. De igual forma, temos o vereador José Filho, que é oposição ferrenha e vai estar até o último do governo. Não vamos interferir no comportamento e posicionamento dos vereadores na Câmara. Eles têm liberdade nesse sentido. No entanto, uma aliança nossa nesse processo é distante. Não diria que é impossível, porque política não tem nada impossível. Vamos aguardar até as convenções do ano que vem para saber qual o caminho que vamos trilhar. Vamos trabalhar para que o partido tenha candidatura própria.  

O senhor esteve reunido dias atrás com o João Campos. Como foi a conversa?

O deputado João Campos é um amigo. Eu tive o prazer de conviver e sempre me tratou de forma respeitosa e com muito carinho. Tenho uma relação estreita com ele. O João Campos me contou sua história e legado em Aparecida. Falei de sua votação para Senador em Aparecida e da sua importância em estar inserido nesse processo. Pedi a ele, que avaliasse a questão de ser um candidato a prefeito. Não só eu como outros quadros do partido, como o Manoel Nascimento também. Conversamos com ele nesse sentido, ele ficou de avaliar. 

Candidato a prefeito pelo PSDB em 2024?

Se ele entender dessa forma e nos dar essa alegria de voltar as hóstias tucanas. Ele que por muitos anos e vários mandatos foi um tucano de bico comprido de alta plumagem que ocupou e esteve à frente das principais discussões em defesa do Brasil, se ele se sentir a vontade de se filiar ao PSDB não tenho dúvidas nenhuma que a direção do PSDB e o governador Marconi vão trabalhar no sentido de tentar conciliar e construir isso. É uma questão que vai depender da vontade dele e pelo próprio ex-governador Marconi que tem pelo João uma amizade e consideração.