ENCONTRO PARTIDÁRIO

Presidente nacional do Republicanos que entende decisão de Rogério Cruz de apoiar Caiado

Marcos Pereira declarou que chegou a conversar com o governador e que João Campos seria candidato ao Senado de qualquer forma

Rogério precisa estar alinhado com Caiado por interesses do município, diz presidente do Republicanos (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, disse durante anúncio de apoio à pré-candidatura de Gustavo Mendanha (Patriota), que o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) não deve estar alinhado com a sigla. “Precisa estar alinhado com o governador [Ronaldo Caiado] por interesses do município [de Goiânia]”, afirmou em coletiva.

Na ocasião, também foi lançada à pré-candidatura de João Campos (Republicanos) para compor a chapa de Mendanha na disputa ao Senado. Marcos lembrou que teve uma conversa com Caiado sobre composição.

“Conversei por telefone e disse que não abriríamos mão da candidatura e João Campos ao Senado. Tentamos construir, inclusive, com ele, mas não foi possível”, declarou.

João Campos e Mendanha

Durante a coletiva, João Campos afirma que, apesar da posição de Rogério, permanece a relação sadia e de cordialidade. “Assim se manterá.” Para ele, não há racha no partido, pois existe respeito.

“A decisão do prefeito Rogério, em harmonia com outros prefeitos, leva em conta a decisão do partido de dar liberdade em relação a governador, até porque não temos candidato ao governo. Então não tem porque exigir apoio em relação ao governo.”

Mendanha, por sua vez, explicou que a ideia, além de aliança partidária, é construir aliança com o povo. “Agora, eu e o João precisamos correr o Estado de Goiás, junto com os partidos aliados.”

Encontro

A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (13), em um hotel de Goiânia. Na ocasião, participaram pré-candidatos a deputado estadual e federal, além do presidente estadual João Campos e do presidente nacional, Marcos Pereira, e o próprio Gustavo Mendanha.

O presidente estadual do Patriota, Jorcelino Braga, o deputado federal Alcides Rodrigues (Patriota), o presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota), o ex-deputado Jovair Arantes, a deputada federal Magda Mofatto (PL) e outras lideranças também prestigiaram.

Dissidentes do Republicanos

Há pouco, o deputado estadual e pré-candidato à Câmara Federal, Rafael Gouveia (Republicanos), afirmou ao Mais Goiás que a “ampla maioria” do partido já declarou apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Segundo ele, a questão está apaziguada internamente.

Rafael também pontuou que, apesar do apoio à reeleição do governador Caiado, fará palanque para o pré-candidato ao Senado João Campos, seu correligionário. “Apoiarei Caiado e João Campos. Não teria nenhum sentido não apoiá-lo.”

Além de Gouveia, nomes do partido como o do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e do deputado estadual Jeferson Rodrigues já anunciaram preferência por Ronaldo Caiado. Inclusive, em relação aos apoios divergentes da aliança formal do Republicanos, a assessoria do presidente estadual da sigla, João Campos, informou que os filiados podem caminhar com quem quiser – em relação ao governo.

Mendanha, por sua vez, disse que está aberto ao diálogo com os dissidentes.