Preso em operação, candidato do PSDB à prefeitura de Acreúna consegue liberdade
Prisão aconteceu no âmbito da Operação Prince John
Com Domingos Ketelbey
Preso na última quarta-feira (4), o candidato à prefeitura de Acreúna Robson Rios (PSDB) foi solto nesta sexta-feira (6). A prisão aconteceu durante a Operação Prince John, deflagrada pela Polícia Civil de Goiás, que visa combater uma associação criminosa especializada em fraudar o recolhimento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD).
A informação foi confirmada pela defesa do empresário. “Após o depoimento do Robson e os esclarecimentos apresentados sobre a sua inocência e o absurdo na manutenção da injusta prisão, foi determinada a sua soltura”, afirmou o advogado Júlio Meirelles.
O defensor já tinha antecipado ao Mais Goiás, no dia da prisão, que iria “adotar as medidas judiciais cabíveis” assim que tivesse “acesso aos autos do inquérito policial”.
Os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em Goiânia, Acreúna e Edéia, além do bloqueio de bens e valores que ultrapassam R$ 15 milhões. O candidato tucano aparecia bem posicionado nas pesquisas de intenção de voto na corrida eleitoral do município.
As investigações, iniciadas em 2023, apontam para fraudes milionárias envolvendo a falsificação de documentos públicos. O esquema consistia em reduzir a alíquota do ITCD, que pode chegar a 8%, para próximo de 1%, gerando uma redução fictícia do valor devido em até 88%.