Goiânia: sincronização de semáforos começa ainda em dezembro, garante secretário
Inicialmente serão instaladas 60 câmeras em semáforos entre a região central e adjacências
O secretário de Mobilidade da Prefeitura de Goiânia, Marcelo Torrubia, revelou nesta segunda-feira (11) que a partir da próxima semana, começa a instalação de câmeras nos semáforos de algumas regiões da capital que possibilitam a sincronização semafórica de algumas vias da metrópole. O processo andou parado no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), mas ganhou sinal verde e a licitação para contratação do software que fará a gestão do serviço será realizada no próximo dia 28 de dezembro.
A princípio, serão 60 câmeras instaladas nos principais corredores de Goiânia. A ideia é o projeto começar pelo centro da capital, onde a Prefeitura prioriza os esforços em torno do projeto de revitalização da região com o projeto Centraliza. A notícia, em primeira mão, foi confirmada ao portal Mais Goiás hoje (11) após reunião do Fórum de Entidades Empresariais (FEE) com representantes do poder municipal.
“Vamos começar pelo centro, pela Rua 3 que é bem sobrecarregada mas também vamos ir para outras regiões, na Avenida Jamel Cecílio, T63, T9. Vamos pegar os principais pontos de Goiânia onde tem um grande gargalo e sentimos falta do sincronismo”, destacou ao portal.
Com as sessenta câmeras instaladas, Marcelo acredita que a população irá sentir a diferença no tráfego da capital. O restante dos semáforos será sincronizado a partir do ano que vem. Marcelo confirma para o próximo dia 28 de dezembro a licitação que fará a contratação do serviço que fará toda a gestão do serviço.
“Agora, a sincronização de todos os semáforos de Goiânia será a partir do dia 28 de dezembro. Vamos contratar um software da gestão de todo o parque semafórico de Goiânia e com ele, conseguiremos sincronizar todos de uma vez só”, salientou.
Área azul digital: processo no Tribunal de Contas do Município
Questionado sobre o processo da Área Azul Digital, Torrubia garantiu que o processo está no Tribunal de Contas do Município aguardando resposta. Todos os questionamentos de acordo com o titular foram respondidos e falta uma posição do órgão fiscalizador.
“A área azul digital está no Tribunal de Contas. Já respondemos todos os questionamentos que eles fizeram. Por se tratar de uma concessão e não de uma licitação é algo mais demorado. O que posso dizer é que temos nos reunido semanalmente com o Tribunal de Contas para acompanhar todo o processo”, destacou.