Professor da UFG ocupará uma direção no Capes, no Ministério da Educação
“É uma deferência à minha trajetória acadêmica", diz Laerte Guimarães Ferreira Júnior
O professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Laerte Guimarães Ferreira Júnior, de 57 anos, assumirá a direção do Programas e Bolsas (DPB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). Ex-pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, ele, que é doutor, ainda aguarda a nomeação no Diário Oficial da União.
O anúncio, contudo, foi feito pela presidente da da Capes, Mercedes Bustamante, em 20 de janeiro. “É uma deferência à minha trajetória acadêmica. É uma confiança no trabalho que eu tenho desenvolvido enquanto professor, pesquisador e gestor”, avalia. Vale citar, a DPB é responsável por cerca de 100 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Após dez anos, o programa recebeu reajuste de 40%.
“Uma outra questão extremamente importante para mim é que nós temos na DPB o Portal de Periódicos da Capes, a maior base digital do mundo para acesso à ciência via periódicos científicos no que diz respeito ao acesso à ciência via periódicos científicos, com um investimento anual na faixa de US$ 100 milhões, que permite o acesso de toda a comunidade acadêmico-científica do País a periódicos científicos de excelência”, afirma o docente.
E ainda: “A minha expectativa é que a gente consiga ter boa criatividade para pensar em como otimizar o uso de recursos sempre. A Capes tem uma estrutura reconhecida por sua competência, o que me traz confiança e tranquilidade em aceitar esse convite. Ainda que os desafios da agência sejam gigantescos, a estrutura da Capes é muito profissional, com um corpo técnico de excelência.”
Laerte é graduado em Geologia pela Universidade de Brasília. Ele também tem mestrado em Geologia Econômica e doutorado em Ciência do Solo.