SABATINA

Professor Pantaleão quer que políticos e secretários usem Educação e Saúde públicas

O candidato a governador de Goiás, Professor Pantaleão (UP), tem no Plano de Governo proposta…

O candidato a governador de Goiás, Professor Pantaleão (UP), tem no Plano de Governo proposta que prevê obrigatoriedade de deputados estaduais e secretários utilizem dos sistemas de Saúde e Educação públicos de Goiás. Segundo ele, a

“A nossa preocupação básica é que o sistema dê oportunidade e ofereça às camadas mais necessitárias Saúde e Educação. A Saúde é um bem público, não privado”, disse durante sabatina ao Jornal O Popular.

“O governo tem que priorizar, aplicar o dinheiro arrecadado, em saúde básica. A Unidade Popular tem como preocupação que aquilo que se arrecada tenha a saúde como prioridade básica”, continua.

Confrontado de que a medida foi considerada inconstitucional após tramitar no Congresso Nacional, o candidato disse que a medida visa estabelecer uma prioridade para que o dinheiro público seja aplicado diretamente à população mais necessitada via Sistema Única de Saúde (SUS). “A Constituição estabelece que Saúde e Educação são obrigações, não tem nada de eleitoreiro”, diz.

Transporte público

Professor Pantaleão propõe ainda que o passe livre estudantil seja mantido, embora no Plano de Governo apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral conste meia passagem para estudantes. Também propõe que a medida seja ampliada para pessoas desempregadas.

“Temos um desemprego muito grande e ele precisa ter ajuda. Esses recursos seriam obtidos através de gastos ‘infrutíferos’, como em órgãos que pagam grandes quantias de aluguel em secretarias”, explica.