Professor Pantaleão será candidato a governador de Goiás em partido de esquerda
O parido Unidade Popular (UP), um dos mais à esquerda do espectro político brasileiro, decidiu…
O parido Unidade Popular (UP), um dos mais à esquerda do espectro político brasileiro, decidiu lançar a candidatura do professor de História Reinaldo Pantaleão a governador de Goiás. A decisão foi tomada após um encontro de militantes. Até então, Pantaleão era pré-candidato a senador.
O professor já foi candidato a prefeito de Goiânia em 2012 e vereador, em 2016, além de postular uma vaga de deputado federal em 2018. A intenção, a princípio, era formar uma frente de esquerda com o PSol, PCB e PSTU em Goiás, mas não houve consenso.
“Precisamos de uma plataforma política realmente de esquerda que faça o contraponto ao tempo dos coronéis. Entre as velhas oligarquias, um professor conhecido, com histórias de lutas, parece ser um boa ideia, rebelde e fundada no conhecimento da realidade”, pontua.
O professor é militante socialista e foi filiado ao PSol até 2020, quando deixou o partido e passou a integrar o UP.
Chapa completa
Além de Pantaleão, o UP definiu a estudante de Ciências Sociais Letícia Scalabrini como pré-candidata a deputada estadual e a psicóloga, coordenadora do Movimento de Mulheres Olga Benário, Laryssa Sampaio como postulante a deputada federal na eleição de outubro.
O vaga de vice-governadora na chapa da UP ficou para a advogada Luciana Amorim.