Professor Pantaleão será candidato a prefeito de Goiânia pela 2ª vez
Nas fileiras do partido, ele já havia postulado o Palácio das Esmeraldas, em 2022
A Unidade Popular pelo Socialismo (UP) fará nova investida em uma pré-candidatura ao Paço Municipal, nas eleições 2024 e decidiu lançar o nome do professor Reinaldo Pantaleão no projeto, que irá disputar pela segunda vez. Antes, em 2012, pelo PSOL, ele já havia entrado numa campanha. A UP, por sua vez, também irá disputar o segundo pleito consecutivo.
Em 2020, o recém-criado UP optou também por uma candidatura própria e lançou o jovem economista Fábio Júnior, à época líder de movimentos estudantis. Foi o candidato mais novo, entre os outros 11 que postularam a cadeira ao Paço. Quatro anos depois, o partido aposta na experiência de quem já esteve em outras campanhas, além de suas mais de cinco décadas dedicadas à militância social.
É essa a premissa que o partido adota ao se referir ao novo pré-candidato. “Pantaleão tem um histórico de lutas, em sua juventude lutou contra a Ditadura Militar e foi um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego)”, destacou o partido, em nota encaminhada ao Mais Goiás.
Pela Unidade Popular, Pantaleão já havia tentado uma cadeira no Palácio das Esmeraldas, em 2022. Além da pré-candidatura do professor, a UP fechou o lançamento de projetos para a Câmara Municipal com Letícia Scalabrini, diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE); Ana Cristina, diretora da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Augusto Cardoso, militante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).
Com o lançamento da pré-candidatura, Pantaleão torna-se o décimo nome a anunciar o desejo de chegar ao Paço Municipal. Ele se junta à deputada federal Adriana Accorsi (PT), ao professor Fábio Tokarski (PCdoB), que também disputam votos com o eleitorado progressista e de esquerda. O deputado federal Gustavo Gayer (PL), o senador Vanderlan Cardoso (PSD) e Sandro Mabel (União Brasil), também postulam seus nomes e buscam o voto do eleitorado conservador.
Há também na corrida ao Paço, os nomes do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) que tende a buscar a reeleição, do jornalista tucano Matheus Ribeiro (PSDB) e do empresário Leonardo Rizzo (Novo), além da recém pré-candidatura lançada do delegado e ex-deputado estadual Humberto Teófilo, pelo Democracia Cristã.