Projeto de lei reconhece vira-lata caramelo como manifestação cultural imaterial do Brasil
Texto tramita na Câmara dos Deputados
Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados reconhece a expressão “vira-lata caramelo” como manifestação cultural imaterial do Brasil. A matéria é do deputado federal Felipe Becari (União Brasil-SP).
Segundo o autor, os vira-latas caramelo são parte importante da cultura da País, além de representar mais que um tipo de cão. Ele os classifica como símbolos de lealdade, amor e respeito aos animais. “O vira-lata caramelo é um símbolo da cultura brasileira e está presente em diversos aspectos da sociedade. Desde a música até a literatura, esses cães têm um lugar especial na cultura popular do País. Além disso, os vira-latas caramelo também são presença constante em filmes, novelas e séries brasileiras”, afirma.
Já na justificativa, ele diz que, além de bonitos, esses cachorros são também conhecidos pela sua inteligência e carinho. Segundo Becari, o vira-lata caramelo está presente no cotidiano do brasileiro. “Seja porque você tem um ou porque cruza com eles nas ruas. No entanto, de uns tempos para cá e graças à internet, esse cachorro cor caramelo se tornou fenômeno de popularidade. E mais: muitos já o consideram um símbolo nacional, fazendo campanhas para oficializá-lo como raça brasileira.”
Atualmente, o projeto tramita em caráter conclusivo. Ele será analisado pelas comissões de Cultura e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Saiba mais sobre a proposta AQUI.