ATENÇÃO ESPECIAL

Projeto prevê horário exclusivo de atendimento para idosos em comércios durante a pandemia

Segundo a propositora, deputa Lêda Borges, alguns idosos não recebem auxílio dos mais jovens e, por isso, precisam ir à rua e enfrentar o perigo para abastecer suas casas

OMS recua e desiste de classificar velhice como doença - (Foto: Pixabay)

Em sessão remota da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) desta quarta-feira (15), foi apresentado um projeto de lei (PL) que prevê a criação de horário de atendimento exclusivo em comércios de Goiás durante o período de pandemia do novo coronavírus para os idosos. O objetivo é garantir a segurança deste grupo de risco.

Lêda Borges (PSDB), deputada estadual propositora da matéria, diz que alguns idosos não recebem auxílio de pessoas mais jovens e, por isso, precisam ir à rua e enfrentar o perigo para abastecer suas casas com alimentos e outros produtos essenciais. “Os estabelecimentos descritos na proposta são aqueles que praticam atividade essencial, ligada a alimentação, logo, precisam tomar medidas que minimizem o contágio viral”, pensou como solução.

Desta forma, supermercados, hipermercados, mercearias, padarias, peixarias, açougues e estabelecimentos similares deverão estabelecer, todos os dias em que funcionarem, um horário exclusivo para atendimento destes consumidores, enquanto durar os efeitos da pandemia.

Para a deputada Lêda, as duas primeiras horas de atividades dos mencionados estabelecimentos deverão ser destinadas exclusivamente ao atendimento deste grupo de risco. Conforme informado pela parlamentar, também caberá aos serviços delivery priorizar o atendimento aos idosos.