Projeto que autoriza o Governo Estadual a privatizar a CelgPar tramita na Alego
A privatização da CelgPar, de acordo com o governo, melhoraria a infraestrutura e traria benefícios financeiros ao estado
O governador Ronaldo Caiado (UB) enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei que autoriza a privatização da Companhia Celg de Participações (Celgpar). O objetivo apontado pelo Governo Estadual é “a melhoria dos serviços de geração e transmissão de energia elétrica com investimentos do setor privado”.
O texto já tramita na Casa e recebeu pedido de vistas na Comissão Mista, na terça-feira (19), dos deputados Major Araújo (PL), Antônio Gomide (PT), Bia de Lima (PT), Mauro Rubem (PT) e Coronel Adailton (SDD).
O governo argumenta que “a iniciativa privada demonstrou ser uma alternativa forte e capitalizada para os investimentos nos sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia”. Assim, caberia ao Estado, na avaliação do governo, “a regulação, a supervisão e a fiscalização desse setor, também o planejamento energético”.
Além disso, a privatização da CelgPar, de acordo com o governo, melhoraria a infraestrutura e traria benefícios financeiros ao estado.
O patrimônio da CelgPar está avaliado em cerca de R$ 400 milhões.