Projeto que inclui nome de Iris no Palácio das Esmeraldas avança na Assembleia
O texto já passou pela CCJ e pode ser colocado em plenário em breve. Outro projeto que acrescenta o nome de Iris na GO-020 também tramita
O projeto que inclui o nome de Iris Rezende no do Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, em Goiânia, recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás. O texto seguiu para análise da Comissão de Educação, Cultura e Esporte e pode ser colocado em plenário nos próximos dias.
O texto é de autoria do deputado estadual Bruno Peixoto (MDB) e do presidente da casa, Lissauer Vieira (sem partido), e foi protocolado na casa em novembro de 2021, uma semana depois da morte do decano. O projeto foi apensado em outro semelhante, de Charles Bento (PRTB).
“Queremos inserir o nome à exemplo de outros palácios. Estamos inserindo Palácio das Esmeraldas Iris Rezende Machado, sem prejuízo a nenhum outro nome em memória”, salienta Bruno Peixoto.
O deputado ainda tem outro projeto que homenageia o ex-prefeito e ex-governador morto em novembro do ano passado. Trata-se também da inclusão do nome do emedebista no trecho da GO-020, entre Goiânia e a cidade natal de Iris Rezende, Cristianópolis.
No entanto, essa segunda homenagem ainda não foi analisada pelas comissões. A avaliação é de que ambas as matérias serão acolhidas pelos deputados.
Mudança de nome de Avenida de Goiânia gerou polêmica
Um outro caso de homenagem gerou polêmica e desgastes na Câmara Municipal, quando o vereador Clécio Alves (MDB) tentou mudar o nome da Avenida Castelo Branco para Avenida Iris Rezende. A CCJ chegou a derrubar o veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) à mudança, mas comerciantes da região pressionaram alegando possíveis prejuízos com a alteração e os vereadores acabaram mantendo o nome do primeiro presidente da ditadura militar.