Projeto que obriga instalação de botão antipânico nas escolas de Goiás avança na Alego
A iniciativa foi acatada por 23 votos favoráveis e nenhum contrário, durante sessão ordinária híbrida desta quarta-feira
Projeto de Lei que obriga instalação de botão antipânico nas escolas de Goiás avançou na Alego (Assembleia Legislativa) nesta quarta-feira (22). Unidades, públicas e privadas, também deverão receber dispositivos de sinais luminosos nas áreas externas, como forma de comunicação adicional.
A matéria foi acatada por 23 votos favoráveis e nenhum contrário em sessão ordinária híbrida. O texto agora segue para segunda votação.
A proposta visa facilitar o acionamento da Polícia Militar de Goiás (PM) e o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás de forma imediata, através de clique no botão do alarme citado.
Botão antipânico nas escolas podem evitar tragédias
O intuito da proposta é prevenir casos de violência armada dentro das instituições. Botões seriam instalados em diferentes locais nas escolas. Porém, equipamentos também deverão permitir acionamento remoto.
Segundo a justificativa da proposta, instrumento pode ser mais uma proteção contra casos de violência e incêndios, em que a celeridade do socorro é essencial para salvar vidas.
Casos de violência nas escolas
Em junho deste ano, três adolescentes foram apreendidos suspeitos de planejar ataque a uma escola em Montevidiu, no sudoeste do Estado. A polícia chegou a apreender facas e armas de fogo de alto calibre durante os mandados de busca e apreensão.
Em outro caso, em agosto, um adolescente de Itumbiara foi apreendido suspeito de planejar massacre em escola do Rio Grande do Norte. Ele pretendia viajar ao estado do Nordeste e invadir duas escolas com o primo com o intuito de matar crianças.