Públicas e privadas

Projeto que obriga instalação de botão antipânico nas escolas de Goiás avança na Alego

Projeto de Lei que obriga instalação de botão antipânico nas escolas de Goiás avançou na…

Projeto de Lei que obriga instalação de botão antipânico nas escolas de Goiás avançou na Alego (Assembleia Legislativa) nesta quarta-feira (22). Unidades, públicas e privadas, também deverão receber dispositivos de sinais luminosos nas áreas externas, como forma de comunicação adicional.

A matéria foi acatada por 23 votos favoráveis e nenhum contrário em sessão ordinária híbrida. O texto agora segue para segunda votação.

A proposta visa facilitar o acionamento da Polícia Militar de Goiás (PM) e o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás de forma imediata, através de clique no botão do alarme citado.

Botão antipânico nas escolas podem evitar tragédias

O intuito da proposta é prevenir casos de violência armada dentro das instituições. Botões seriam instalados em diferentes locais nas escolas. Porém, equipamentos também deverão permitir acionamento remoto.

Segundo a justificativa da proposta, instrumento pode ser mais uma proteção contra casos de violência e incêndios, em que a celeridade do socorro é essencial para salvar vidas.

Casos de violência nas escolas

Em junho deste ano, três adolescentes foram apreendidos suspeitos de planejar ataque a uma escola em Montevidiu, no sudoeste do Estado. A polícia chegou a apreender facas e armas de fogo de alto calibre durante os mandados de busca e apreensão.

Em outro caso, em agosto, um adolescente de Itumbiara foi apreendido suspeito de planejar massacre em escola do Rio Grande do Norte. Ele pretendia viajar ao estado do Nordeste e invadir duas escolas com o primo com o intuito de matar crianças.